Orientar e realizar a contabilização da folha de pagamento da empresa, importando pelo sistema a folha de pagamento, e também, receber os relatórios analíticos da área de pessoal (contribuições e impostos gerais), realizando toda a conferência da folha de pagamento, a fim de verificar se os créditos, descontos e demais eventos foram descontados ou creditados corretamente.
Conciliar o pagamento que foi realizado pela folha de pagamento, conciliando as informações junto ao financeiro, a fim de verificar se os pagamentos foram realizados corretamente.
Realizar a análise e comparativo de custos nas contas de resultados, verificando se tem uma média está dentro dos padrões estabelecidos, bem como analisar se ocorreu algum desvio, realizando uma análise detalhada da ocorrência do desvio, a fim de manter as contas dentro das normas contábeis e das exigências econômico-financeira da empresa.
Realizar a reclassificação entre custos fixos, variáveis, despesas tributárias e financeiras, a fim de fornecer informações para a Controller, a fim subsidiar a emissão de relatórios para a direção da empresa, a fim de fornecer informações gerenciais contábeis a respeito dos custos e despesas incorridas.
Emitir balancete mensal, dentro do sistema, inserindo na base de dados para utilização paraárea.
A base de dados informa todas as contas que foram utilizadas, acrescentando as contas novas, a fim de inserir dentro do painel financeiro do balancete.
Emitir o Painel Financeiro mensal, a fim que a empresa tenha todas informações das movimentações financeiras do mês, além de informações gerenciais como prazo médio de recebimento, fluxo de caixa, ciclo financeiro, EBITDA etc., visando manter a direção atualizada com estas informações.
Acompanhar a legislação tributária e contábil por meio de ferramenta eletrônicas, livros, revistas, entre outros, visando a atualização para o melhor cumprimento das atividades.
Participar no fechamento do balancete mensal, através da análise e conciliação de contas das áreas, conferindo os saldos apresentados, identificando e corrigindo os possíveis erros, para assegurar que as operações contábeis estejam fidedignas para serem fornecidas à diretoria da empresa.
Efetuar análises de custos e despesas, observando relatórios, classificações, confrontando informações, inclusive, interagindo com as pessoas das áreas para esclarecimentos e acompanhamento.