Buscamos uma pessoa Analista Ambiental que irá realizar o estabelecimento e monitoramento das metas dos técnicos de segurança do trabalho afim de garantir o cumprimento dos requisitos legais e indicados para gestão de SSMA; Responder pelas auditorias de normas ISO, SASSMAQ, GMP e de requisitos contratuais com clientes e emissões de relatórios referente a área de SSMA; Responder pelo vínculo da empresa com órgãos ambientais e reguladores de licenças de interesse no ramo da atividade de transporte, visando assegurar a empresa frente as responsabilidades legais, responsável pela gestão de resíduos e pela implementação de programas de educação em SSMA.
Local de trabalho: Maringá/PR
Modelo de contratação: Efetivo, CLT
Conheça mais sobre a gente:
A Transpanorama Transportes S/A tem mais de 35 anos de história e está entre as maiores frotas do Brasil, com mais de 1.200 caminhões próprios. Atuamos em território Nacional, transportando grãos, líquidos, industrializados, e-commerce e cargas postais.
Hoje, já somos mais de 2.300 colaboradores, nossa Matriz fica em Maringá-PR e temos mais de 70 filiais em todo o Brasil.
#façapartedotimetp
Responsabilidades e atribuições
Como Analista Ambiental da Transpanorama, você realizará atividades de:
* Responsável por estabelecer metas e validar com a gerência da área para serem cumpridas pelos técnicos de segurança do trabalho e os colaboradores da área de saúde ocupacional, a fim de garantir o cumprimento dos requisitos legais e indicados para gestão de SSMA;
* Medir o desempenho de cumprimento das metas da equipe técnica, por meio de indicadores e evidências, reunindo as equipes frequentemente para apresentar o desempenho individual e coletivo antes do fechamento da meta;
* Após o fechamento das metas, realizar auditoria de conformidade, encaminhando relatório de desempenho para o Departamento Pessoal para pagamento da premiação variável conforme o programa de metas estabelecido;
* Responsável por atendimento aos requisitos contratuais com clientes, no que diz respeito a área de SSMA, preenchendo formulários de aderência, respeitando assiduamente os prazos conforme demanda da área comercial;
* Responsável pelo processo de auditorias de conformidade de manuais contratuais de clientes e de sistemas de gestão ISO, SASSMAQ, GMP, ESG, entre outras.
* Responsável pelo preenchimento de relatórios mensais, trimestrais, semestrais e anual com indicadores de desempenho e gestão referente a áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, encaminhando quando necessário aos órgãos regulamentadores.
* Analisar requisitos para renovação de licenças, acompanhar o status de emissão e realizar a tramitação de processos junto aos órgãos responsáveis, bem como, comparecer aos órgãos fiscalizadores e certificadores, para protocolo ou retirada de documentos ou coleta de informações e emitir os relatórios RAPP IBAMA, Mapas da polícia Federal e Movimentação de resíduos junto aos órgãos competentes.
* Avaliar os requisitos legais através de software específico da área de SSMA.
* Participar da comissão de ESG para construção do relatório anual de sustentabilidade e o preenchimento do inventário de gases do efeito estufa seguindo o GHG Protocol.
* Analisar e controlar as licenças da Matriz e filiais como: ambientais no âmbito municipal, estadual e federal; licenças sanitárias; alvarás do corpo de bombeiros; alvará de localização e funcionamento; licenças da polícia Federal, Civil e Exército; CADRI; IBAMA (Autorizações Interestaduais e Certificados de Regularidade), outorgas e ANVISA.
* Analisar contratos e custos junto aos prestadores de serviço do departamento de SSMA, clínicas de saúde ocupacional, coleta de resíduos, registrar a movimentação de resíduos, controlar o indicador de geração de resíduos e prestar contas ao gestor.
* Acompanhar as coletas de resíduos na matriz e filiais e lançar as notas fiscais em sistema para pagamento.
* Instruir colaboradores de setores administrativos e operacionais sobre temas relacionados ao SSMA.
* Acompanhar vistorias junto às autoridades competentes conforme demanda.
* Acompanhar as ocorrências relacionadas com o Meio Ambiente nas bases e Matriz e dar suporte às filiais, com foco no licenciamento ambiental em órgãos ambientais e Vigilância Sanitária.
* Realizar solicitação de compras/pedidos de serviços terceirizados para licenciamento e regularização de bases e da matriz e apresentar para a gerência realizar a avaliação dos orçamentos e atualização do PAE junto AMBIPAR, entre outros.
* Elaborar e atualizar instruções de trabalho, documentos, procedimentos e formulários que compõe o Sistema de Gestão integrado.
* Desenvolver e implementar programas e campanhas de educação em Segurança, Saúde e Meio Ambiente e datas comemorativas, estabelecendo calendário anual de execução;
* Acompanhar sinistros e atendimentos a emergências com cunho ambiental, comunicando órgão ambiental, fiscalizador e elaborando relatório para posterior apresentação ao órgão.
* Realizar solicitações de compras, abertura de pedidos, pagamento de notas fiscais e outros serviços administrativos de interesse do setor.
Requisitos e qualificações
Como requisitos básicos, você deve ter:
* Experiência/vivência de 3 anos na área de gestão ambiental.
* Ensino superior em Engenharia Ambiental e áreas correlatas
Você se destaca, se tiver:
* Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Informações adicionais
Benefícios Pensados Para Você!
Na Transpanorama, o seu bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida estão em primeiro lugar.
Confira os benefícios que preparamos para você:
* Day Off de Aniversário: Celebre o seu dia com uma folga especial!
* ️Refeitório Próprio: Alimentação prática e gratuita, sem precisar se deslocar.
* ️Plano de Saúde Coparticipativo: Cuide da sua saúde e da sua família.
* Plano Odontológico: Atendimento odontológico de qualidade para manter seu sorriso saudável.
* Clube de Benefícios: Descontos e vantagens exclusivas em produtos e serviços.
* Desconto no Abastecimento do Posto G10: Mais economia para quem usa o próprio veículo.
* Desconto no Restaurante G10 Grill: Refeições saborosas com preços especiais para você.
* Prêmio Assiduidade: Reconhecimento e recompensa pela sua dedicação e pontualidade.
* Universidade Corporativa: Aprenda e cresça com acesso a treinamentos e conteúdos exclusivos.
* Voucher Recém-Nascido: Um presente especial para celebrar a chegada de um novo membro na família.
* Sest Senat (Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia): Apoio à sua saúde física e mental com atendimento especializado.
* ️Wellhub (Gympass): Acesso a academias, atividades físicas e bem-estar em um só lugar.
Aqui, você não só trabalha — você se desenvolve, cuida da sua saúde e é valorizado!
Venha fazer parte do nosso time! #J-18808-Ljbffr