Gerir todas as questões pertinentes à unidade, tais como: estratégia de atuação, projetos (estratégicos, técnicos e operacionais), indicadores e metas, planejamento orçamentário, dimensionamento do quadro, otimizando os processos internos, promovendo o cumprimento das normas, legislação vigente, políticas gerais, entre outros, garantindo alinhamento entre pessoas, processos e estratégia de negócio.
**Responsabilidades e atribuições**
- Garantir o cumprimento das regras organizacionais, visando melhores práticas, melhorias nas políticas, nos processos, fluxos, funcionalidade, otimização, racionalização, visando maior eficiência e eficácia dos serviços e satisfação dos colaboradores e clientes.
- Gerenciar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe pautada em gestão por competências e meritocracia, contribuindo para a cultura de desempenho, visando alcançar melhores resultados.
- Gerenciar os processos, projetos e programas da área, orientando e mediando conflitos entre pessoas, áreas e gestores, garantindo a implantação, operacionalização, cronogramas e metas.
- Cumprir e facilitar o cumprimento dos procedimentos, normas de conduta e ética, bem como diretrizes gerais
da empresa.
- Prever, organizar, coordenar e controlar todas as atividades desenvolvidas na unidade, com apresentação periódica de relatórios para a diretoria executiva e/ou conselho de administração.
- Definir as necessidades operacionais (técnicas e humanas) da unidade.
- Avaliar relatórios analíticos sobre a evolução dos indicadores da unidade e propor estratégias para o aumento da eficiência operacional, diminuição de custos e melhoria dos resultados.
- Elaborar, atualizar e controlar os procedimentos, processos, diretrizes, manuais e sistema de informação da área visando melhores práticas, funcionalidade e satisfação dos colaboradores.
- Elaborar e gerenciar o planejamento orçamentário, garantindo o cumprimento ou redução das despesas da unidade.
- Controlar o pedido mensal de material de consumo interno e/ou bens patrimoniais para a unidade.
- Contribuir com o Programa de Educação Continuada, realizando levantamento das necessidades de treinamento e atendendo às convocações de treinamento.
- Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados, bem como avaliar a eficácia dos treinamentos realizados para a sua equipe.
- Elaborar planos de ação em prol de melhorias, cumprindo com as atividades e prazos estabelecidos.
- Controlar e cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho e cronograma de férias da equipe.
- Controlar uso de equipamento e materiais da unidade, solicitar substituição ou consertos, contribuindo com a manutenção e evitando o desperdício.
- Revisar os documentos da unidade (manuais, regimentos, procedimentos, dentre outros) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
- Controlar a movimentação de equipamentos e/ou bens patrimoniais.
- Gerenciar os contratos das empresas de prestação de serviços terceirizados, garantindo o cumprimento das cláusulas contratuais e atestando as notas fiscais para pagamento.
- Garantir as licenças de funcionamento da unidade de acordo com a legislação pertinente.
- Garantir a atualização dos cadastros da unidade nas instituições, sites e órgãos competentes (Conselhos de Classe, Anvisa, Prefeitura, dentre outros).
- Representar a unidade nos órgãos competentes.
- Acompanhar as auditorias internas e externas e o tratamento das não conformidades.
- Pesquisar e acompanhar empresas do mesmo segmento e novos fornecedores, observando preços, estratégias de mercado e tendências.
- Avaliar e qualificar fornecedores.
- Autorizar compras gerais, por meio físico e/ou virtual, de acordo com as políticas de suprimentos da cooperativa.
- Prestar orientação aos Gestores das Unidades e demais partes interessadas quanto à logística e cadeia de suprimentos
- Identificar oportunidades de inserção de novos produtos ou novas formas de fornecimento, respeitando a política da empresa.
- Estabelecer interação com os outros setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
- Prestar informações aos clientes internos e externos com ética, eficiência e agilidade, fortalecendo as relações entre as partes envolvidas e a imagem da empresa.
- Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
- Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
- Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
- Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, equipamentos de proteção individual, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias etc.
- Informar à direto