Atua diretamente no planejamento e na distribuição das tarefas e da mão de obra disponível, administrando a falta de materiais, máquinas, equipamentos e ferramentas, visando assim a agilização dos trabalhos e a consequente obtenção da programação de produção de forma eficaz e qualitativa.
- Analisar os relatórios diários de produção e qualidade, visando identificar desvios dos padrões no processo produtivo, providenciando as respectivas correções, garantir o cumprimento de todas as atividades de produção,
- Apresentar propostas e sugestões de melhoria dos métodos e processos de trabalho de sua seção, atuando muitas vezes em conjunto com técnicos e pessoal de apoio, objetivando a otimização das diversas operações fabris.
- Executar todas as tarefas técnicas da área sob seu monitoramento, orientando, inclusive, os demais operadores sobre a melhor maneira de execução de determinada atividade, sobre utilização e conservação de máquinas e equipamentos, sobre práticas de qualidade.
- Ler e interpretar desenhos, especificações técnicas, encomendas de fabricação, aditamentos e outros documentos de serviço.
- Preparar e operar diversas máquinas-ferramentas; realizar inspeções acerca dos trabalhos fabris desenvolvidos em sua unidade.- Cumprir procedimentos e padrões operacionais descritos para sua área de trabalho, atuando conforme as anotações existentes, comunicando seu superior sobre quaisquer anormalidades detectadas, praticando técnicas de 5-S e outros conceitos gerais de qualidade.
- Pode sempre que solicitado pelo superior imediato, realizar treinamentos práticos em sua área de trabalho, orientando outros colaboradores acerca dos processos, máquinas e ferramentas de trabalho praticados no dia a dia.
Apoiar o superior imediato em toda a gestão das instruções técnicas de trabalho de sua área, atualizando sempre que necessário à documentação, além de garantir que todos os colaboradores da área treinamento dos operadores