Responsável por atuar no processo de transformadores secos, realizando atividades como operador bobinagem AT ajudar a caldeiraria, preparar bobina AT, bobinador AT/BT, bobinador fio cobre BT e outras atividades similares da área
**Responsabilidades e atribuições**
AJUDANTE CALDEIRARIA
Limpar, organizar, identificar materiais (mandril, casca, placa, sargento, maçalote, bases, parafusos e tirantes), utilizando equipamentos apropriados (serra, guilhotina, furadeira, dobradeira, lixadeira, morsa e calandra) visando dar a conformação adequada as peças.
Auxiliar na fixação e soldagem dos componentes metálicos e na mão-de-obra necessária para a execução das tarefas de lixar, limpar e montar mandril, casca e placa de bobina AT.
PREP BOBINA AT
Efetuar a limpeza da placa base, tirantes, parafusos e sargentos bem como cortar lençol de borracha sobre a placa base e passar desmoldante em todas as partes necessárias.
Preparar materiais diversos para montar mandril interno da bobina.
Esteira porta cabos tirantes e cruzetas.
Inserir mandril interno da bobina fazendo a montagem do mesmo com auxilio da talha, acertando seu encaixe na base da bobina e fazer aperto das esteiras porta cabo.
Fazer a montagem das bobinas e colocar calços entre elas, dispondo adequadamente as bobinas uma sobre as outras.
Posicionar os inícios e finais uns sobre os outros e derivações junto a placa de terminais, retirando as medidas necessárias para fazer furos na tira de alumínio e fixar os terminais.
Fixar terminais furados na placa de terminais, certificando-se de que as distâncias elétricas estão dentro do padrão especificado, introduzir chapa interna, tirante, cruzetas e molde externo apertando e vedando com silicone para não haver vazamentos.
Efetuar as devidas identificações nas peças fabricadas, preencher check list, dar baixa da nota de operação encaminhar o material para área identificada para impregnação.
BOBINADOR BT
Efetuar conferência dos materiais recepcionados da preparação, confrontando com notas de operação, lista de material e projeto.
Alimentar as máquinas bobinadeiras, introduzindo bobinas de alumínio no desbobinador e material isolante, conforme necessidade.
Preparar materiais isolantes, fazendo tiras através de cortes no tamanho adequado.
Preencher cabeceira da bobina com resina verde, conforme determinado pelo processo.
Aferir a dimensão do alumínio, com o uso do micrômetro / trena, verificando as bitolas conforme lista de material e projeto.
Operar máquina para confeccionar bobinas de alumínio, colocando material isolante entre as camadas e programar a quantidade de espiras no contador.
Preparar máquina, moldes e manusear no painel de comando, dispositivos, desbobinadores, fixadores.
Preparar máquina de solda TIG verificando a saída do gás e programando parâmetros necessários conforme normas e espessuras a serem soldadas.
Armazenar sobras de alumínio, material isolante nos locais predefinidos.
Efetuar soldas das sobras do alumínio, identificando com item do material, disponibilizando o material para a preparação, visando facilitar a localização para utilização dos mesmos.
BOBINADOR FIO COBRE BT
Realizar conferência dos materiais recepcionados da preparação, confrontando com notas de operação, lista de material e projeto.
Alimentar as máquinas bobinadeiras, introduzindo bobinas de fio de cobre no desbobinador e material isolante, conforme necessidade.
Aferir a dimensão do fio de cobre, com o uso do micrômetro / trena, verificando as bitolas conforme lista de material e projeto.
Operar máquina para confeccionar bobinas de fio de cobre, colocando material isolante entre as camadas e programar a quantidade de espiras no contador.
Preparar máquina, moldes e manusear no painel de comando, dispositivos, desbobinadores, fixadores.
Preparar máquina de solda TIG verificando a saída do gás e programando parâmetros necessários conforme normas e espessuras a serem soldadas.
Armazenar sobras de fio de cobre, material isolante nos locais predefinidos.
Efetuar soldas das sobras de fio de cobre, identificando com item do material, disponibilizando o material para a preparação, visando facilitar a localização para utilização dos mesmos.
Ler e interpretar normas, procedimentos, especificações, desenhos, instrumentos de medição e ou orientações gerais a respeito das atividades a serem desenvolvidas.
Exercer o auto controle em cada operação/tarefa, observando os parâmetros de qualidade estabelecidos, frequência de inspeção e o resultados esperado, conforme descrito nas normas operacionais, avaliando-os visualmente e ou através de equipamentos de medição, registrando se necessário os resultados obtidos.
Realizar limpeza e conservação de máquinas, equipamentos e ou local de trabalho, visando mantê-los em perfeito estado de funcionamento e utilização.
Executar outras tarefas correlatas com as acima descritas, de acordo com a solicitação do superior imediato.
**Requisitos e qualificações** Grau de Instrução**
- Ensin