Principais responsabilidades: Conduzir as atividades relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho, com o objetivo de garantir a preservação da vida e integridade das pessoas, oferecendo condições ideais de trabalho, propondo ações que previnem incidentes e acidentes, possibilitando também redução de paradas nos processos operacionais e redução dos custos indiretos da Cooperativa. Apoiar e dar suporte em Gestão de Segurança e Saúde, para as diversas unidades de negócio da Cooperativa. Identificar oportunidades de melhorias na prevenção de doenças e acidentes, visando qualidade de vida e meio ambiente. Aplicar técnicas de primeiros socorros e de resgate e tomar providências em caso de acidentes, a fim de prestar a assistência necessária. Manter em condições de visualização as placas indicativas, preventivas e de advertência relacionadas ao SESMT. Apoiar a implementação de medidas preventivas e corretivas necessárias à eliminação dos riscos de acidentes e incidentes de Segurança e Saúde do Trabalho abrangendo a análise e investigação dos mesmos por meio de relatórios específicos e planos de ações. Investigar eventos, buscado a causa raiz e causas potenciais, tomando as providências necessárias, visando evitar reincidência. Promover a implementação de projetos e de programas de Segurança do Trabalho, contribuindo para o atendimento à requisitos legais (NRs) e normas da Cooperativa. Buscar e praticar níveis de excelência nas áreas de Segurança do Trabalho e Saúde das unidades de negócios e escritórios. Efetuar levantamentos para elaboração e emissão de PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, LP - Laudo de Periculosidade e LI – Laudos de Insalubridade das unidades de negócio, garantindo a atualização, cumprimento dos cronogramas e demais providências. Realizar a abertura da Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT junto a Previdência Social, dando suporte ao acidentado junto à Medicina do Trabalho e gestor da área. Garantir a recarga e manutenção dos extintores de incêndio e rede de hidrante, quando houver, das unidades de negócio, mantendo atualizado o sistema, a fim de atender às normas técnicas do Corpo de Bombeiros. Manter atualizado o PAE – Plano de Atendimento à Emergência das unidades de negócio. Instruir os colaboradores nas ações de prevenção, situações de emergência e combate a incêndio. Realizar treinamento para membros da brigada de emergência e conduzir/acompanhar as reuniões mensais e simulados. Garantir o atendimento dos procedimentos internos de gestão de terceiros, envolvendo treinamentos, validação de documentos, dentre outros itens relacionados à segurança e saúde no trabalho. Participar da especificação e desenvolvimento de materiais de segurança e equipamentos de proteção, de forma a adaptá-los às necessidades e condições de riscos. Determinar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de acordo com os riscos levantados, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do colaborador. Orientar os colaboradores sobre as normas de segurança e saúde, bem como o uso de EPI´s e EPC´s. Controlar e entregar os EPI’s e EPC’s aos colaboradores, bem como verificar a sua devida utilização no ambiente de trabalho. Realizar inspeções/vistorias na Cooperativa, observando se os colaboradores estão utilizando os equipamentos de proteção individual de acordo com o cargo/função exercido, verificando o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho. Acompanhar estoque de EPI’s, EPC´s e Uniformes, solicitando a compra quando houver necessidade, assegurando a legalidade e validade dos EPIs adquiridos. Fazer visitas técnicas nos setores e unidades operacionais da Cooperativa, realizando inspeção visual das instalações, orientando quanto aos procedimentos, informando não conformidades identificadas, visando implementação de medidas adequadas em Segurança e Saúde do Trabalho. Inspecionar os sistemas de combate à incêndio e demais equipamentos de emergência, para garantir a segurança dos colaboradores e das instalações. Providenciar relatórios de inspeções qualitativas e quantitativas, relatórios técnicos e de estatísticas de acidentes. Acompanhar plano de ação das áreas no que diz respeito ao plano de gerenciamento de ocorrências. Acompanhar as ações do Programa de Observação Comportamental, verificando o planejado x realizado, treinando e orientando colaboradores. Dar suporte à Medicina do Trabalho no controle e acompanhamento dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), garantindo a realização dos exames admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, a fim de atender legislação vigente. Requisitos: Possuir CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO; Possuir CNH B; Conhecimento de hierarquia de ações de controle e de de aplicabilidade de NBR/ABNT; Conhecimento intermediário das normas regulamentadoras aplicadas aos processos; Conhecimento de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos; Conhecimento de prevenção e combate a incêndio, checagem de equipamentos; Noção de primeiros socorros e resgate; Conhecimento nas ferramentas do Microsoft Office, incluindo Word, Excel, Power Point; Boa comunicação e relacionamento interpessoal; Proatividade; Planejamento e organização.