Principais responsabilidades:
* Conduzir as atividades relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalho, com o objetivo de garantir a preservação da vida e integridade das pessoas, oferecendo condições ideais de trabalho, propondo ações que previnem incidentes e acidentes,
* possibilitando também redução de paradas nos processos operacionais e redução dos custos indiretos da Cooperativa.
* Apoiar e dar suporte em Gestão de Segurança e Saúde, para as diversas unidades de negócio da Cooperativa.
* Identificar oportunidades de melhorias na prevenção de doenças e acidentes, visando qualidade de vida e meio ambiente.
* Aplicar técnicas de primeiros socorros e de resgate e tomar providências em caso de acidentes, a fim de prestar a assistência necessária.
* Manter em condições de visualização as placas indicativas, preventivas e de advertência relacionadas ao SESMT.
* Apoiar a implementação de medidas preventivas e corretivas necessárias à eliminação dos riscos de acidentes e incidentes de Segurança e Saúde do Trabalho abrangendo a análise e investigação dos mesmos por meio de relatórios específicos e planos de ações.
* Investigar eventos, buscado a causa raiz e causas potenciais, tomando as providências necessárias, visando evitar reincidência.
* Promover a implementação de projetos e de programas de Segurança do Trabalho, contribuindo para o atendimento à requisitos legais (NRs) e normas da Cooperativa.
* Buscar e praticar níveis de excelência nas áreas de Segurança do Trabalho e Saúde das unidades de negócios e escritórios.
* Efetuar levantamentos para elaboração e emissão de PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO - Programa de
* Controle Médico de Saúde Ocupacional, LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, LP - Laudo de Periculosidade e LI – Laudos de Insalubridade das unidades de negócio, garantindo a atualização, cumprimento dos
* cronogramas e demais providências.
* Realizar a abertura da Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT junto a Previdência Social, dando suporte ao acidentado junto à Medicina do Trabalho e gestor da área.
* Garantir a recarga e manutenção dos extintores de incêndio e rede de hidrante, quando houver, das unidades de negócio, mantendo atualizado o sistema, a fim de atender às normas técnicas do Corpo de Bombeiros.
* Manter atualizado o PAE – Plano de Atendimento à Emergência das unidades de negócio.
* Instruir os colaboradores nas ações de prevenção, situações de emergência e combate a incêndio.
* Realizar treinamento para membros da brigada de emergência e conduzir/acompanhar as reuniões mensais e simulados.
* Garantir o atendimento dos procedimentos internos de gestão de terceiros, envolvendo treinamentos, validação de documentos, dentre outros itens relacionados à segurança e saúde no trabalho.
* Participar da especificação e desenvolvimento de materiais de segurança e equipamentos de proteção, de forma a adaptá-los às necessidades e condições de riscos.
* Determinar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de acordo com os riscos levantados, visando à redução dos riscos à segurança e integridade física do colaborador.
* Orientar os colaboradores sobre as normas de segurança e saúde, bem como o uso de EPI´s e EPC´s.
* Controlar e entregar os EPI’s e EPC’s aos colaboradores, bem como verificar a sua devida utilização no ambiente de trabalho.
* Realizar inspeções/vistorias na Cooperativa, observando se os colaboradores estão utilizando os equipamentos de proteção individual de acordo com o cargo/função exercido, verificando o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho.
* Acompanhar estoque de EPI’s, EPC´s e Uniformes, solicitando a compra quando houver necessidade, assegurando a legalidade e validade dos EPIs adquiridos.
* Fazer visitas técnicas nos setores e unidades operacionais da Cooperativa, realizando inspeção visual das instalações, orientando quanto aos procedimentos, informando não conformidades identificadas, visando implementação de medidas adequadas em Segurança e Saúde do Trabalho.
* Inspecionar os sistemas de combate à incêndio e demais equipamentos de emergência, para garantir a segurança dos colaboradores e das instalações.
* Providenciar relatórios de inspeções qualitativas e quantitativas, relatórios técnicos e de estatísticas de acidentes.
* Acompanhar plano de ação das áreas no que diz respeito ao plano de gerenciamento de ocorrências.
* Acompanhar as ações do Programa de Observação Comportamental, verificando o planejado x realizado, treinando e orientando colaboradores.
* Dar suporte à Medicina do Trabalho no controle e acompanhamento dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO), garantindo a realização dos exames admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional, a fim de atender legislação vigente.
Requisitos:
* Possuir CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO;
* Possuir CNH B;
* Conhecimento de hierarquia de ações de controle e de de aplicabilidade de NBR/ABNT;
* Conhecimento intermediário das normas regulamentadoras aplicadas aos processos;
* Conhecimento de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;
* Conhecimento de prevenção e combate a incêndio, checagem de equipamentos;
* Noção de primeiros socorros e resgate;
* Conhecimento nas ferramentas do Microsoft Office, incluindo Word, Excel, Power Point;
* Boa comunicação e relacionamento interpessoal;
* Proatividade;
* Planejamento e organização.