O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização imparcial, neutra e independente cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência.
/n Graduação completa em Comunicação.
Desejável pós-graduação completa em áreas relevantes, como Comunicação, Ciência Política, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Jornalismo, Direitos Humanos ou Direito; Domínio pleno da língua portuguesa, com fluência oral e escrita; Fluência oral e escrita em língua espanhola, a partir do nível C1; Fluência oral e escrita em língua inglesa, a partir do nível C1; Sólida experiência em Comunicação em nível gerencial e na gestão de equipes; Sólida e comprovada experiência em Comunicação, atuando em posição sênior como jornalista e/ou em um cargo estratégico na área de Comunicação; Experiência prévia em organizações humanitárias internacionais ou similares será considerada uma vantagem; Capacidade comprovada em planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias; Experiência comprovada em gestão de crises, gerenciamento de risco reputacional, combate à informação prejudicial e resposta a emergências será considerado um diferencial; Experiência na supervisão de estratégias de comunicação digital e pública, incluindo criação de conteúdo, monitoramento e engajamento das audiências; Boa compreensão geopolítica e de tendências, especialmente nos países cobertos pela Delegação Regional em Brasília.
Conhecimento do mandato do CICV e de seu papel dentro do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, bem como no sistema humanitário global será altamente valorizado; Conhecimento de ferramentas digitais e habilidades em MS Office e outras plataformas relevantes, incluindo ferramentas de comunicação online e redes sociais; Possuir visto de trabalho no Brasil; Disponibilidade para viagens profissionais no Brasil e exterior.
O que nós estamos procurando: Compromisso de abraçar nossos princípios fundamentais, além da construção de confiança, responsabilidade, comunicação, compaixão, integridade, liderança e resiliência; Respeito aos direitos humanos, à diversidade cultural, à diversidade de gêneros, às diferentes orientações sexuais e à igualdade de oportunidades; Excelentes relações interpessoais, inclusive demonstrando experiência e capacidade para trabalhar de maneira construtiva em equipe, mas também de maneira independente; Habilidade para trabalhar em equipe multidisciplinar e com pessoas de diferentes culturas; Excelentes habilidades de organização, gestão, comunicação, apresentação e representação institucional; Capacidade de trabalhar em equipe, gerir pessoas e coordenar projetos.
Capacidade de lidar com informações confidenciais e sensíveis, demonstrando discrição, maturidade e bom julgamento.
/n O que você fará: A Pessoa Coordenadora de Comunicação é o ponto focal para todas as questões relacionadas à Comunicação na Delegação Regional de Brasília, trabalhando em estreita coordenação com a gestão e os departamentos.
Ele/Ela é responsável por: Definir e implementar prioridades, objetivos e estratégias de comunicação; Liderar a orientação, o planejamento, o monitoramento e a avaliação das atividades de Comunicação da Delegação, fornecendo suporte técnico a todos os colaboradores envolvidos; Definir o posicionamento público e as narrativas da Delegação em coordenação com a gestão, a região e a sede do CICV em Genebra; Contribuir para a construção e implementação de uma abordagem integrada das atividades de Comunicação nos programas do CICV.
A pessoa Coordenadora de Comunicação lidera a estratégia de Comunicação da Delegação para ter um melhor posicionamento, percepção e aceitação, alinhadas às prioridades operacionais da Delegação.
Ele/Ela assessora a Delegação em questões operacionais e de comunicação pública, identificando oportunidades e desafios, além da implementação da comunicação operacional, de engajamento público e digital.
Também é responsável por garantir a estruturação e o funcionamento de mecanismos eficazes para equilibrar áreas de Comunicação e a gestão da equipe.
Internamente, interage com a gestão da Delegação Regional, com coordenadores e chefes de escritórios no Brasil, com a pessoa chefe do Setor de Comunicação das Américas e com especialistas de outras unidades de Comunicação na sede global do CICV, em Genebra.
A pessoa coordenadora também interage com assessores regionais que apoiam a Delegação Regional e, quando relevante, com contrapartes comunicadores em outras delegações.
Externamente, interage com a imprensa, com equipes de Comunicação de outras organizações, com parceiros e com representantes da sociedade civil.
Principais responsabilidades: Sob a supervisão do/da Chefe da Delegação Regional do CICV em Brasília e baseado/a nos objetivos do CICV, a pessoa Coordanadora de Comunicação tem as seguintes responsabilidades: Definir a orientação estratégica da Comunicação da Delegação em cooperação com a gestão, escritórios de campo e demais departamentos (processo de planejamento anual/Planning for Results).
Com apoio das respectivas equipes em nossa sede em Genebra e de especialistas regionais, formular diretrizes, abordagens e programas relacionados à Comunicação; Supervisionar a implementação, o monitoramento e a avaliação dos programas de comunicação, que podem incluir: comunicação operacional; comunicação em crises; engajamento comunitário; fortalecimento da capacidade de comunicação das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho; comunicação pública e digital; interação com a sociedade civil; análise e monitoramento de contexto e assuntos públicos; Contribuir para a análise da Delegação sobre aspectos políticos, de segurança, humanitários e outros fatores relacionados à reputação/percepção do CICV e à sua capacidade de atuação; Desenvolver redes de contato relevantes para questões humanitárias específicas, aceitação da missão do CICV, objetivos estratégicos e atividades, melhorando o acesso às populações afetadas.
Apoiar o desenvolvimento de rede mais ampla de contatos da Delegação, alinhada às prioridades operacionais; Representar o CICV perante diferentes públicos, em consonância com os objetivos da Delegação; Atuar como porta-voz para a mídia, quando necessário, e supervisionar o trabalho da pessoa assessora de relações públicas responsável pela imprensa; Supervisionar o desenvolvimento e a produção de ferramentas/produtos/publicações de comunicação interna e externa, incluindo para plataformas digitais; Assessorar a gestão em questões de comunicação interna, quando solicitado.
Apoiar treinamentos e capacitações relacionados à Comunicação para empregados de outros departamentos e subestruturas de campo, conforme necessário; Responsabilidades de Gestão de Pessoas: Supervisionar e acompanhar o processo de gestão de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores sob sua supervisão; Assegurar que os prazos do ciclo da avaliação de desempenho e desenvolvimento (PMD) sejam cumpridos e que as descrições de cargo dos funcionários sob sua supervisão estejam atualizadas; Fornecer feedback contínuo e suporte aos colaboradores sob sua supervisão; Organizar reuniões regulares da equipe para garantir a coordenação eficiente do trabalho e um fluxo adequado de informações; Gerenciar e supervisionar o orçamento e as operações da equipe de Comunicação.