Analista de PCPResponsabilidades:Realizar o planejamento de operações de curto, médio e longo prazo (demanda irrestrita e restrita, capacidade produtiva, planos de produção, nível de estoques, MRP, distribuição);Realizar estudos de demanda, analisando dados históricos e de mercado, identificando oportunidades para melhorar modelos/metodologias de previsão e iniciativas de automação dos fluxos de trabalho de previsão;Construir e divulgar o plano de operações de forma que facilite a comunicação com as demais áreas, assim como suporte a tomada de decisão ágil;Colaborar com diferentes áreas da empresa para coletar dados e informações relevantes para as análises;Elaborar possíveis cenários de planejamento de produção com ênfase no aumento de eficiência e atendimento às premissas estratégicas da empresa;Analisar o comportamento diário da produção e das vendas, atuando em ações que promovam o atendimento da demanda e a manutenções dos estoques;Elaborar agenda e preparar material das reuniões do ciclo de planejamento;Analisar variações entre o desempenho real e o orçado, identificando as causas e propondo ações corretivas;Conduzir os processos e as discussões estratégicas com áreas parceiras durante ciclo de planejamento, além de auxiliar nas análises críticas durante as reuniões;Desenvolver relatórios gerenciais e dashboards interativos que apresentem os indicadores de forma clara, objetiva e visualmente atrativa;Contribuir no acompanhamento e divulgação dos indicadores para as reuniões mensais de resultados;Elaboração e atualização da política de estoques de produtos acabados, insumos e matérias primas, definindo os parâmetros de planejamento e garantindo o nível de atendimento;Comunicar-se de forma clara e eficaz com todas as partes interessadas, desde equipes operacionais até líderes executivos, promovendo alinhamento e colaboração;Atuar em projetos de melhorias na área de planejamento através do levantamento de oportunidades, análise de viabilidade, proposição de ações e implantação das melhorias.Requisitos:Ensino superior completo em Administração, Engenharias ou áreas afins;Experiência em planejamento e controle de produção (PCP);Experiência em previsão de demanda e controle de estoques;Experiência no tratamento de dados em Excel, cruzando informações de diferentes fontes/áreas e gerando visões e relatórios;Experiência em realizar apresentações para o nível gerencial/diretoria;Capacidade analítica, organização e visão crítica para identificar oportunidades de melhoria e otimização de processos;Conhecimento de estatística, que permita a análise de grandes conjuntos de dados, visando identificar padrões e insights;Habilidade em comunicação e negociação, com disponibilidade para participar de reuniões multidisciplinares e com diferentes níveis hierárquicos;Experiência com o processo de S&OP / IBP;Conhecimento em Power BI e Power query;Familiaridade com metodologias de melhoria contínua, como PDCA e Lean Six Sigma.
#J-18808-Ljbffr