A Merama se organiza em unidades de negócios, que tem como principal objetivo crescer as suas marcas em diversas frentes como otimização de canais (venda em marketplaces), gestão financeira e vendas. Essa oportunidade é para trabalhar a unidade de negócio: Merama Sports&Outdoor. A unidade de negócios, atua de forma 100% presencial em Guarulhos – SP com diversos em produtos esportivos, aventura, camping, pesca e lazer, com marcas próprias e renomadas. Atendemos clientes B2B e B2C em todo o Brasil, com tradição e respeito no mercado. Nosso ambiente é colaborativo, com uma equipe unida e em sinergia, sempre buscando adaptabilidade e integração com outras áreas.Estamos em busca de um Assistente de Importação para integrar nosso time e auxiliar nas operações de comércio exterior. Se você tem atenção aos detalhes, gosta de desafios e quer crescer em um ambiente dinâmico, essa oportunidade é para você! Principais responsabilidades do cargo: Conferir e organizar documentos de importação, como invoice, packing list, conhecimento de embarque (BL, AWB), LI, DI e DU-E Acompanhar e garantir que a documentação esteja correta e de acordo com as exigências aduaneiras. Registrar e arquivar documentos para auditorias e controle interno. Monitorar status de embarques desde a origem até a chegada no destino. Manter contato com fornecedores, agentes de carga, despachantes aduaneiros e transportadoras para garantir prazos e processos corretos. Inserir e atualizar informações no sistema. Auxiliar no follow-up com despachantes aduaneiros para garantir que o desembaraço ocorra dentro do prazo esperado. Lançar notas fiscais, conferir cálculos de impostos e taxas de importação. Auxiliar no pagamento de tributos e taxas relacionadas ao processo de importação. Conferir e lançar custos de importação (frete internacional, seguro, armazenagem, impostos, taxas, etc.). Solicitar pagamentos e acompanhar faturamento junto ao setor financeiro. Auxiliar na análise de custo final do produto importado (cálculo do custo CIF, FOB, entre outros). Elaborar relatórios sobre pedidos, prazos, custos e performance dos fornecedores. Identificar possíveis gargalos e sugerir melhorias no processo de importação. Manter comunicação clara e eficiente. Atualização de controles de acompanhamento KPIs Agendar e coordenar carregamentos dos portos para armazém Preparar relatórios para órgãos anuenteRequisitos: Formação em Comércio Exterior, Administração, Logística ou áreas correlatas Organização, proatividade e habilidade de negociação Conhecimento básico em Incoterms e legislação aduaneira Boa comunicação e habilidade em negociação Experiência prévia na área de importação Excel Intermediário Inglês intermediárioDiferenciais: Experiência com sistemas de importação e ERP Senior e Narval. Familiaridade com KPIs de compras e importação Conhecimentos em Power BI