O que é essencial você apresentar: Formação em Direito, Administração, Ciências Contábeis e áreas afins; Tempo mínimo de experiência de 2 anos; Experiência em investigação de desvios de conduta, fraudes empresariais e similares; Habilidades de comunicação e excelente relacionamento interpessoal; Conhecimentos da gramática portuguesa e excelente redação própria; Raciocínio lógico e análise crítica; Discrição, empatia e aderência ao FIT Cultural Energisa; Experiência com auditoria interna de processos e controles internos. O que será considerado como desejável: Legislação do Setor Elétrico Brasileiro; Curso de perícia criminal; Matemática Financeira; Princípios de Contabilidade; Gerenciamento de Riscos; Gerenciamento de Projetos. O que será considerado como diferencial: Pós-Graduação/ Especialização não é obrigatório, mas se tiver será um diferencial. Desenvolver programas de trabalho devidamente documentados e que alcancem os objetivos esperados e respostas tempestivas aos casos de fraude, corrupção, integridade, desvios éticos e assemelhados;Estabelecer plano de trabalho, fazer avaliação inicial dos eventos, realizar entrevistas e colheita de depoimentos de forma eficaz e célere e examinar documentos que possam dar suporte à investigação;Investigar denúncias de desvio de conduta, ou ex-ofício, de forma consistente com os objetivos do trabalho e manter-se alerta para a existência de deficiências de controle;Elaborar relatórios relacionados aos casos de desvio de conduta, fraudes e assemelhados para fins de apreciação e deliberação do Comitê de Ética; Realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados às investigações de fraude, desvios éticos e similares, de forma que os objetivos do trabalho reflitam os resultados dessa avaliação; Fazer avaliação de riscos, controles e processos nas principais áreas e atividades das empresas, de forma a prevenir fraudes, desvios éticos e similares, identificando as ações corretivas que se fizerem necessárias e contribuindo na elaboração de planos de ação para a implantação de ações mitigadoras; Elaborar levantamento de procedimentos e confeccionar Papel de Trabalho correspondente, na forma descritiva ou por fluxograma; Executar testes de validação e de transação de acordo com programa de ação estabelecido; Emitir pareceres intermediários a respeito de enfoques examinados; Estabelecer a adoção de plano de amostragem, aplicada ao sumário de volume; Observar o cumprimento de normas, procedimentos internos e determinações legais nos enfoques examinados; Formular recomendações a nível de Papel de Trabalho, com relação a pontos de racionalização, simplificação, fortalecimento do controle interno, segurança das informações, irregularidades ou divergências observadas nos enfoques examinados; Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do sistema de controles internos da empresa, procurando mitigar os riscos de fraude, desvio de conduta e similares de acordo com a complexidade dos negócios, bem como disseminar a cultura de ética, integridade e controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes; Garantir a aderência da empresa a qualquer regulamento identificado como aplicável, independentemente da origem ou impacto, tendo sempre a preocupação de disseminar a cultura de ética, integridade e controles internos em todas as ramificações da empresa; Disseminar elevados padrões éticos, integridade e compliance pela organização; Avaliar de forma geral a governança corporativa, gestão de riscos e os controles na organização com foco na gestão integrada de riscos e orientada para sua estratégia; Zelar pela ética/conduta da empresa de forma abrangente, prevenindo fraudes de qualquer natureza; Avaliar o impacto da regulamentação no negócio, para entender melhor os riscos envolvidos versus relação custo/benefício de alterações necessárias de processos/sistemas/produtos; Participar proativamente e preventivamente na análise dos riscos de novos produtos/processos e respectivas alterações; Monitorar os riscos de compliance, detectar desvios e acompanhar a implementação de ações que mitiguem o risco, solicitar a criação de relatórios faltantes/alertas para riscos significativos; Contribuir na institucionalização de processos e métodos mais adequados de forma que as operações estejam em conformidade com as leis; Contribuir para que a empresa adquira uma cultura interna de compliance e integridade, incentivando a conscientização da importância desse conceito dentro de toda a corporação, de modo que todos os colaboradores, gestores e parceiros entendam a importância dessas práticas para o bem da empresa; Zelar pela idoneidade das atividades da empresa, avaliar a legalidade das operações e verificar se elas estão em conformidade a lei; Desenvolver, implementar e instruir processos administrativos e operacionais relacionados a sua área de atuação, visando otimizar e manter o atendimento das demandas; Atuar como facilitador na elaboração dos processos e procedimentos das diversas áreas internas, orientando os gestores com alternativas e sugestões técnicas; Treinar e orientar os gestores nas questões relacionadas a compliance, ética e integridade; Assessorar os líderes imediatos, desenvolvendo estudos específicos e prestando-lhe informações sobre os assuntos relativos ao setor; Elaborar relatórios e estatísticas pertinentes aos trabalhos executados para acompanhamento e subsidiar decisões superiores; Assessorar as gerências, diretorias, presidências, vice-presidências e comitês das empresas controladas e coligadas em sua área de atuação; Desenvolver atividades inerentes a sua função de acordo com o seu nível de maturidade e experiência e em função da complexidade dos trabalhos definidos pela gerência.