A Merama se organiza em unidades de negócios, que tem como principal objetivo crescer as suas marcas em diversas frentes como otimização de canais (venda em marketplaces), gestão financeira e vendas. Essa oportunidade é para trabalhar a unidade de negócio: Merama Sports&Outdoor.
A unidade de negócios, atua de forma 100% presencial em Guarulhos – SP com diversos em produtos esportivos, aventura, camping, pesca e lazer, com marcas próprias e renomadas. Atendemos clientes B2B e B2C em todo o Brasil, com tradição e respeito no mercado. Nosso ambiente é colaborativo, com uma equipe unida e em sinergia, sempre buscando adaptabilidade e integração com outras áreas.
Estamos em busca de um Assistente de Importação para integrar nosso time e auxiliar nas operações de comércio exterior. Se você tem atenção aos detalhes, gosta de desafios e quer crescer em um ambiente dinâmico, essa oportunidade é para você!
Principais responsabilidades do cargo:
* Conferir e organizar documentos de importação, como invoice, packing list, conhecimento de embarque (BL, AWB), LI, DI e DU-E
* Acompanhar e garantir que a documentação esteja correta e de acordo com as exigências aduaneiras.
* Registrar e arquivar documentos para auditorias e controle interno.
* Monitorar status de embarques desde a origem até a chegada no destino.
* Manter contato com fornecedores, agentes de carga, despachantes aduaneiros e transportadoras para garantir prazos e processos corretos.
* Inserir e atualizar informações no sistema.
* Auxiliar no follow-up com despachantes aduaneiros para garantir que o desembaraço ocorra dentro do prazo esperado.
* Lançar notas fiscais, conferir cálculos de impostos e taxas de importação.
* Auxiliar no pagamento de tributos e taxas relacionadas ao processo de importação.
* Conferir e lançar custos de importação (frete internacional, seguro, armazenagem, impostos, taxas, etc.).
* Solicitar pagamentos e acompanhar faturamento junto ao setor financeiro.
* Auxiliar na análise de custo final do produto importado (cálculo do custo CIF, FOB, entre outros).
* Elaborar relatórios sobre pedidos, prazos, custos e performance dos fornecedores.
* Identificar possíveis gargalos e sugerir melhorias no processo de importação.
* Manter comunicação clara e eficiente.
* Atualização de controles de acompanhamento KPIs
* Agendar e coordenar carregamentos dos portos para armazém
* Preparar relatórios para órgãos anuente
Requisitos:
* Formação em Comércio Exterior, Administração, Logística ou áreas correlatas
* Organização, proatividade e habilidade de negociação
* Conhecimento básico em Incoterms e legislação aduaneira
* Boa comunicação e habilidade em negociação
* Experiência prévia na área de importação
* Excel Intermediário
* Inglês intermediário
Diferenciais:
* Experiência com sistemas de importação e ERP Senior e Narval.
* Familiaridade com KPIs de compras e importação
* Conhecimentos em Power BI