Descrição:
CRM/SP ativo
Residência em Ginecologia
Especialização em pré-natal de alto risco
Responsabilidades:
Trabalhar de acordo com o documento norteador PNAR (Pré Natal de Alto Risco), conforme as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde) e Políticas Públicas de Saúde SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo).
Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e comunidade e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros).
Desenvolver suas atividades/ações nos espaços da Unidade Básica de Saúde Tradicional e comunidade.
Realizar atendimento de demanda inevitável e programada em clínica gineco obstétrica e urgências gineco obstétrica e procedimentos para fins de diagnósticos.
Encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra-referência locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência.
Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.
Realizar o cuidado em saúde da população em situação vulnerável, prioritariamente no âmbito da Unidade Integral de Saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário.
Realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão.
Garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas, e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde.
Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.
Realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
Responsabilizar-se pela população, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde.
Participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da Unidade Integral de Saúde, a partir da utilização dos dados disponíveis.
Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.
Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a Unidade Integral da Saúde, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Trabalhar de acordo com as diretrizes do SUS, conforme as políticas públicas de saúde da SMS de São Paulo e Ministério da Saúde.
Garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica.
Participar das atividades de educação permanente da Unidade Integral de Saúde.
Realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais.
Participar da discussão de casos com a equipe multiprofissional da Unidade Integral de Saúde.
Participar do matriciamento da equipe multiprofissional da Unidade Integral de Saúde.
#J-18808-Ljbffr