Se você busca um ambiente leve, cheio de desafios e com oportunidade de criar e inovar, aqui é o seu lugar!
Essa posição será para gerenciar a equipe de controles internos e jurídico da Central Sicredi Sul/Sudeste, atuando de maneira ágil e proativa, visando prestar um suporte técnico de qualidade às demandas das Cooperativas nos temas de sua responsabilidade.
O foco de atuação deve ser voltado a facilitar a atuação das Cooperativas através das ações de supervisão a nível de Central.
**Responsabilidades e atribuições**
As principais atividades de responsabilidade são:
**CONTROLES INTERNOS**
- Agir com objetivos de garantir conformidade, auxiliando no estabelecimento de controles internos adequados;
- Atuar para desenvolver e implementar uma cultura de gestão de riscos;
- Focar em afastar ou mitigar riscos e contribuir com a prevenção e efetiva redução de perdas;
- Orientar as Cooperativas e a Central, visando uma atuação adequada e em conformidade;
**Papéis e Responsabilidades**:
**Padronização de atividades** - Gerenciar a execução das atividades de gerenciamento de riscos e procedimentos de controles internos, visando estar em conformidade com os padrões e metodologias sistêmicas.
**Perdas Operacionais**:
- Garantir o armazenamento e documentação das perdas operacionais das Cooperativas filiadas, com o intuito de identificar as causas e reduzir efeitos das perdas registradas.
**Matrizes de Risco e Controle**:
- Garantir a existência e manutenção de um sistema de controles internos capacitado visando identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos das Cooperativa de Crédito.
**Indicadores** - Monitorar os indicadores de controle interno, conformidade e riscos das Cooperativas de Crédito, a fim de acompanhar e aprimorar a eficiência do sistema de controles internos e do gerenciamento dos riscos.
**Comunicação e Reporte** - Estabelecer canais de comunicação e reporte dos resultados das avaliações de riscos e controles, bem como das perdas operacionais, à Diretoria, ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal da Cooperativa de Crédito, visando munir a alta administração com informações para a tomada de decisão.
**Relacionamento** - Atuar como facilitador de órgãos reguladores, auditoria interna e externa, inclusive na emissão de relatórios regulamentares, a fim de estabelecer uma comunicação eficiente com os fiscalizadores.
**Normativos internos e externos** - Acompanhar emissão de normativos pelas cooperativas, garantindo o cumprimento da legislação, exigências e prazos estabelecidos e reportar os desvios à diretoria para ciência e tomada de ação.
**JURÍDICO**
- Agir com objetivo de garantir a conformidade, prestando orientação e suporte jurídico nos temas de responsabilidade da área;
- Construir soluções, treinar e orientar as Cooperativas nos temas da área e para o Processo Assemblear;
- Monitorar e compartilhar boas práticas de gestão de Departamentos Jurídicos;
- Atuar visando afastar ou mitigar riscos, facilitando a atuação das Cooperativas, através da supervisão e das demais ações a nível de Central.
**Papéis e Responsabilidades**:
**Negociação sindical** - Apoiar a área responsável no âmbito da Central nos retornos aos ofícios e notificações das entidades sindicais, visando garantir uma boa relação com os sindicatos; Apoiar a área responsável nas interações com o sindicato patronal para estabelecer as estratégias de atuação da categoria e negociações, acordos ou convenções coletivas com os sindicatos laborais.
**Ofícios judiciais e extrajudiciais** - Apoiar a assessoria jurídica das cooperativas nas dúvidas atinentes ao recebimento e atendimento dos ofícios judiciais e extrajudiciais.
**Contratação de fornecedores** - Orientar juridicamente os gestores da Central e, eventualmente, as cooperativas filiadas na contratação de fornecimento de bens e serviços, a partir das orientações sistêmicas.
**Recuperação de crédito judicial** - Apoiar a Assessoria de Ciclo de Crédito da Central nas dúvidas relativas a recuperação de crédito judicial.
Quando não houver Assessoria de Ciclo de Crédito na central, apoiar a área de recuperação de crédito.
**Interface com escritórios e jurídico CAS** - Apoiar os escritórios credenciados e a Superintendência jurídica do CAS na atuação em processos judiciais e administrativos da Central, fornecendo documentos e informações necessários; apoiar no processo de contratação dos escritórios no modelo local para as Cooperativas, e no modelo sistêmicos, conforme os padrões definidos sistemicamente.
**Formalística de Negócios** - Participar da formalização das diretrizes para a concretização de negócios no âmbito da Central e das Cooperativas filiadas.
**Requisitos e qualificações**
Desejável: Pós Graduação em áreas afins e experiência nas áreas de atuação;
Conhecimentos rel