A função de consultor comercial externo existe para auxiliar empresas a expandirem seus negócios, conquistarem novos clientes e fidelizarem os já existentes. O consultor comercial externo desempenha um papel estratégico no crescimento da empresa ao atuar diretamente fora do ambiente corporativo, ou seja, realizando visitas, reuniões e interações diretas com clientes em potencial ou clientes atuais. Captação e desenvolvimento de novos clientes, visitas técnicas/comerciais; análise técnica (delineamento) e viabilidade de contrato; Organizar e mapear sua região de vendas; elaboração de novos contratos de bens e serviços; Gerenciamento de contratos; elaboração de proposta comercial para bens e serviços (cotações); Efetuar ordem de vendas via sistema; organizar e monitorar ordens de compras dos clientes; Fazer Follow Up das propostas das solicitações dos clientes; determinar necessidades de consumo de cada cliente; Pesquisa de satisfação; verificar e monitorar os processos de saída no sistema; Estar atento e atualizado com as informações de mercado e status dos clientes no mercado, analisando a previsão de demanda e crescimento do cliente; dar feedback das tendências de novos mercados; Executar outras atividades relacionadas ao setor. Seguir as atividades de acordo com Manual do SGI, Procedimentos, Orientações e Treinamentos recebidos; além de executar atividades seguindo orientações de higiene, qualidade, normas de segurança e cuidado com meio ambiente.