O Estoquista desempenha um papel crucial na gestão e organização de produtos e materiais em almoxarifados, armazéns e depósitos.
Suas responsabilidades incluem recepcionar, conferir e armazenar os itens, além de realizar os lançamentos da movimentação de entradas e saídas, mantendo um controle preciso do estoque.
Além disso, o Estoquista é encarregado de distribuir os produtos e materiais a serem expedidos, garantindo uma operação logística eficiente.
Ele organiza o ambiente de armazenamento de forma a facilitar a movimentação dos itens, preservando a limpeza e organização do estoque.
Como parte de suas atribuições, o Estoquista também realiza atividades de manutenção básica da loja, incluindo a limpeza regular para o bom funcionamento do ambiente.
Isso envolve tarefas como limpeza de prateleiras, produtos expostos, banheiros, corredores e equipamentos diversos.
Adicionalmente, o Estoquista abastece os climatizadores, repõe produtos na loja, organiza amostras de produtos e cuida da disposição dos expositores diariamente.
Ele também é responsável por conferir a entrada e saída de produtos, separar e embalar itens vendidos em Marketplaces ou no site da loja, além de auxiliar os vendedores tanto na loja quanto no preparo para envio por transportadora.
Na parte logística, o Estoquista realiza tarefas como empacotamento, expedição de materiais e produtos, verificação de notas fiscais, conferência de cargas, controle de qualidade e validade dos produtos.
Ele também efetua o registro de entradas e saídas no sistema, solicita reposição de estoque quando necessário e realiza atividades de organização e arquivamento de documentos.
A gestão do espaço físico é uma parte essencial do trabalho do Estoquista, que planeja o leiaute, sinaliza áreas de risco, organiza prateleiras, paletes, contêineres e equipamentos.
Ele também é responsável por montar embalagens, etiquetar produtos, separar materiais recicláveis e reutilizáveis, além de controlar o acesso de pessoas ao ambiente de armazenamento.
1- Recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns e depósitos; 2- Lançar movimentação de entradas e saídas, controlar estoques; 3- Distribuir produtos/materiais a serem expedidos; 4- Organizar almoxarifado para facilitar movimentação, preservar estoque limpo/organizado.
5- Manutenção básica e limpeza da loja: limpeza (pó, lixo), abastecimento, varrer, limpeza banheiros/prateleiras/estoque, lavar luvas, limpar ares-condicionados, estacionamento, mesa de corte de adesivos.
6- Abastecer climatizadores, repor produtos, verificar etiquetas, organizar amostras/retalhos, conferir estoque, embalar vendas, abrir/fechar loja.
7- Empacotar/desempacotar produtos, expedir materiais, examinar despachos, auxiliar logística.
8- Verificar notas fiscais, descarregar produtos, confrontar notas/pedidos, pesar/tirar amostras, escanear códigos, codificar itens, endereçar materiais, armazenar.
9- Conferir lacre/carga/códigos/qualidade, cadastrar produtos, registrar fretes, lançar entrada/saída.
10- Conferir por subgrupo/especialista, devolver itens, emitir tíquetes, orientar transportadores, limitar pesos, medir temperatura.
11- Lançar baixa/reposição, registrar prazos/pagamentos, verificar notas, emitir/devolver notas, ordens de serviço, requisições, autorizações.
12- Arquivar, definir módulos/áreas, operar equipamentos, direcionar produtos, armazenar por tipo/zona/marca/estado, materiais diversos.
13- Separar por pedidos/rotas/destinatários/zona/marcas, embalar, contar volumes, acompanhar carregamento, distribuir peso, etiquetar, dimensionar.
14- Controlar alta/baixa rotatividade, prever estoque, datas de vencimento, qualidade, produtos avariados/danificados, devoluções, estoque físico/contábil, inventariar, consignação.
15- Planejar leiaute, sinalizar riscos, organizar prateleiras/equipamentos, agrupar/proteger produtos, limpar local/equipamentos, separar recicláveis, controlar acesso.