O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte.
Há mais de 50 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
Formação
Superior completo em Administração, Economia, Ciência de Dados, Ciências Contábeis, Engenharia, ou áreas afins.
Outras formações desejáveis: Pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão da Produção, Ciência de Dados, Gestão da Inovação ou áreas afins.
Experiência em
* Gestão de portfólio;
* Desenvolvimento de produtos educacionais;
* Gestão de projetos;
* Educação a distância;
* Modelos de negócios relacionados ao mercado digital;
* Elaboração e Gestão de Dados, Pesquisa de Mercado, Consumer Insights.
Conhecimentos em
* Metodologias de gestão de portfólio de produtos (curva ABC, matriz BCG e modelo RFV);
* Análise de tendências e necessidades de mercado;
* Principais modelos de Negócios Digitais (Assinatura, MarketPlace, On demand, etc.);
* Excel avançado;
* Métodos ágeis.
Habilidades e Competências
Foco no Cliente, Atitude Inovadora, Colaboração, Visão Sistêmica e Visão do Negócio.
Curadoria e Desenvolvimento
* Analisar e fornecer dados sobre produtos, orientando áreas de curadoria e desenvolvimento sobre o portfólio do Sebrae RS, NA e UF, com visão analítica e preditiva.
Produção de estudo sobre clientes e não clientes
* Auxiliar a produção de informações e elaborar estudos sobre os clientes e não clientes da organização, acompanhando o desempenho, satisfação e identificando novas demandas de produtos e serviços, a fim de subsidiar o processo de desenvolvimento e curadoria da área.
Plataformas de dados
* Responder pela manutenção e atualização dos painéis e plataformas de recebimento / entrega de dados.
Gestão Estratégica do Portfólio de Produtos
* Implantar e monitorar o novo modelo de gestão do portfólio de produtos, garantindo sua efetividade e evolução contínua;
* Administrar o portfólio de produtos, acompanhando tendências de mercado e propondo inovações e melhorias sempre que necessário;
* Definir e estruturar processos e padrões para a gestão de produtos e serviços, assegurando qualidade e alinhamento às diretrizes organizacionais;
* Avaliar os recursos investidos e os retornos previstos relacionados ao portfólio de produtos, por meio do acompanhamento e da análise da performance financeira, mercadológica e operacional;
* Garantir a interlocução assertiva com desenvolvedores de produtos e gerências de relacionamento com o cliente e marketing.
Análise de Mercado e Inovação
* Realizar pesquisas de tendências e novas tecnologias, por meio de estudos, eventos, benchmarking e networking, para disseminar os conhecimentos e implantar melhorias para análise de dados e gestão de produtos e serviços;
* Aplicar metodologias consolidadas na gestão do portfólio de produtos, como Curva ABC e Matriz BCG, para embasar decisões estratégicas.
Monitoramento e Performance
* Acompanhar e analisar o desempenho do portfólio de produtos, utilizando indicadores pertinentes ao processo;
* Apresentar periodicamente os resultados financeiros, mercadológicos e operacionais dos produtos, consolidando insights e direcionando estratégias para otimização da oferta de produtos;
* Acompanhar as metas e OKRs organizacionais relacionados ao portfólio de produtos, sinalizando e propondo o ajuste de rota sempre que necessário.
#J-18808-Ljbffr