Há mais de duzentos anos, na França, o jovem padre Marcelino Champagnat reuniu amigos em torno de seu sonho e fundou uma comunidade com a missão de educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, principalmente os mais necessitados.
Os Irmãos Maristas deram continuidade a esse legado de São Marcelino e expandiram sua missão para mais de 82 países espalhados pelo mundo.
Enquanto Marista Brasil, a nossa união compreende e respeita as particularidades regionais e contribui para que a proposta educacional Marista seja ainda mais reconhecida pela qualidade e excelência no cenário nacional. Com as práticas sinérgicas de governança, o Marista Brasil conecta pessoas e garante a sustentabilidade da Instituição e perenidade da missão.
Faça parte desta família multicultural e diversa, que busca protagonizar as transformações necessárias aos novos tempos e construir propostas educacionais inovadoras que atendam às necessidades atuais da sociedade.
/n
EXIGÍVEL:
* Formação acadêmica em pedagogia / Educação Inclusiva
* Conhecimento básico sobre práticas de Educação Inclusiva.
* Conhecimento da legislação que rege as políticas de inclusão.
DESEJÁVEL:
* Conhecer a proposta pedagógica do Grupo Marista.
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS:
* Comunicação;
* Desenvolvimento;
* Flexibilidade;
* Foco no Público Alvo;
* Inovação;
* Proatividade;
* Organização e Planejamento;
* Relacionamento Interpessoal;
* Trabalho em Equipe;
* Ética e responsabilidade
* Pontualidade e cumprimento de prazos.
/n
O docente assistente realizará a mediação pedagógica, adaptando as linguagens e recursos para o estudante, atuando em parceria e de acordo com as orientações do docente titular. O atendimento pode ser individualizado ou compartilhado, de acordo com as especificidades de cada estudante, a avaliação da equipe pedagógica e a configuração da turma.
ATRIBUIÇÕES:
* Apoiar no atendimento de estudantes com deficiências, promovendo a inclusão social e acadêmica, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que tornem o processo de ensino e aprendizagem significativo para esses estudantes.
* Favorecer a interpretação dos estímulos externos, traduzindo-os em linguagens acessíveis aos estudantes com deficiência.
* Facilitar o entendimento dos encaminhamentos dados pelo Docente Titular, adaptando a linguagem do aluno com deficiência.
* Documentar as atividades/adaptações realizadas por meio de relatório, apontando informações relevantes sobre o estudante com deficiência junto à equipe pedagógica.
* Participar das reuniões pedagógicas, formações e atualizações, oferecidas pela unidade trazendo informações relevantes sobre o estudante com deficiência para reflexões e formação continuada.
* Participar dos atendimentos à família e/ou profissionais que atendem o estudante com deficiência, partilhando informações para qualificar as aprendizagens.
* Acompanhar a transição de série e segmento dos estudantes com deficiência, mantendo continuidade no processo de ensino e aprendizagem.
* Acompanhar e observar os estudantes com deficiência nas diversas atividades fora de sala: recreio, oficinas, estudos de meio, entre outros.
* Apoiar a leitura e interpretação de textos, enunciados, consignas, se necessário, em diferentes situações de aprendizagem, incluindo os momentos avaliativos.
* Acompanhar os registros diários da agenda dos estudantes com deficiência, verificando o cumprimento de tarefas, assim como a comunicação estabelecida da família com o colégio, por meio desta documentação.
* Acompanhar os estudantes com deficiência, se necessário, na higiene, banheiro, locomoções, auxiliando e promovendo a autonomia.