Definir ações estratégicas, conduzir projetos e gerenciar a implementação e manutenção dos processos internos que envolvem as diretrizes de utilização de OPMEs e Medicamentos de Alto Custo na Unimed Belém, com foco na redução de custos, otimização e monitoramento dos recursos fins.
**Responsabilidades e atribuições**
Gerenciar o cadastro dos itens OPME e MAC padronizados nos sistemas operacionais da operadora com definição de termos técnicos e codificação adequada, com monitoramento e atualizações periódicas.
- Gerenciar e monitorar a inserção de itens nos sistemas fins da operadora, de acordo com as solicitações do médico assistente após o parecer do médico auditor.
- Realizar as iterações necessárias com os departamentos correlatos (Relacionamento com cliente, Auditoria em Saúde, Gestão da Rede, Recursos Próprios, CAU, entre outros), afim de monitorar a cadeia de utilização de OPME e MAC na Operadora.
- Monitorar a aquisição e consumo nas unidades próprias Unimed Belém, de OPME e MAC.
- Gerenciar a farmácia de medicamentos de alto custo (FARMAC).
- Monitorar a tramitação do OPME e MAC desde o cadastro do item, pós solicitação médica.
- Participar das negociações de valores de OPME e MAC, com elaboração de tabelas parametrizadas, definição de consensos por especialidades, inclusão novos OPMEs e MACs no portfolio da Unimed, considerando o rol da ANS.
- Padronizar os processos internos do departamento e mantê-los atualizados periodicamente, nos sistemas internos da empresa.
- Revisar os documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos, etc.) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizado e disponíveis, nos sistemas internos da empresa.
- Definir os indicadores estratégicos, táticos e operacionais do departamento.
- Garantir a análise e desempenho dos indicadores de sua área de atuação elaborando plano de ação quando necessário, avaliando as ações corretivas e/ou melhorias visando o cumprimento das metas e objetivos estratégicos da cooperativa.
- Gerenciar todas as atividades do setor, garantindo a continuidade dos serviços conforme regimento interno, manuais, normas, procedimentos, legislação pertinente e prazos definidos.
- Elaborar e controlar o orçamento anual do setor.
- Controlar o pedido mensal de material de consumo interno e/ou bens patrimoniais para o setor.
- Divulgar informações do setor no cadastro de notícias intranet.
- Elaborar relatórios e disponibilizá-los à Alta Administração da Unimed Belém, periodicamente ou sempre que demandado.
- Estabelecer interação com os outros setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
- Participar de eventos ou reuniões, quando convocado.
- Contribuir com o Programa de Educação Continuada, realizando levantamento das necessidades de treinamento e atendendo às convocações de treinamento.
- Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados, bem como avaliar a eficácia dos treinamentos realizados para a sua equipe.
- Avaliar o desempenho de sua equipe e fornecer feedback da avaliação, contribuindo com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Elaborar planos de ação em prol de melhorias, cumprindo com as atividades e prazos estabelecidos;
- Controlar e cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias da equipe.
- Controlar uso de equipamentos e materiais do setor, solicitar substituição ou consertos, contribuindo com a manutenção e evitando o desperdício.
- Controlar movimentação de bens patrimoniais.
- Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços.
- Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
- Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
- Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes.
- Informar a Alta Administração sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude ou descumprimento das diretrizes máximas da cooperativa.
- Posicionar a Alta Administração sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade.
Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino superior Completo em Medicina ou áreas afins (Preferencialmente formação em Medicina).
- Experiência profissional em atividades correlatas.
- Experiência profissional com gestão de equipes.
- Conhecimentos: Regras parametrização e utilização de OPMEs e Medicamentos de Alto Custo; Regras da Saúde Suplementar.
- Conhecimento