Ensino Técnico em Química, Controle Ambiental ou Meio Ambiente.Conhecimento de rotinas de análises físico-químicas.
Desejáveis cursos de especialização ou aperfeiçoamento.
Registro no respectivo órgão de Classe Profissional.
Treinamento funcional.Senso de organização, interesse, iniciativa, discernimento, atenção a detalhes, meticulosidade e boas condições de relacionamento interpessoal.Experiência mínima de 2 anos na função.Preparar aparelhos, instrumentos e utensílios do laboratório, fazendo limpezas, ajustagens, e também do local de trabalho, providenciando abastecimentos de produtos, soluções, etc, para assegurar condições ideais para realização das análises;Coletar amostras, atentando para parâmetros como: tempos, acondicionamentos, temperatura, entre outros, e também, para as fases do processo em que se façam necessários controles de qualidade do produto, observando procedimentos próprios, de forma a dar prosseguimento ao seu trabalho;Preparar amostragens de resíduos sólidos e líquidos, efluentes líquidos e gasosos, através da utilização de técnicas e métodos de amostragem referenciados, em clientes internos e externos;Proceder análises dos produtos, valendo-se de instrumentos ou aparelhos como pHâmetro, condutivímetro,bomba calorímétrica, entre outros, avaliando parâmetros estabelecidos, efetuando pesagens, misturas e filtrações, e também, os registros pertinentes, fazendo os encaminhamentos cabíveis, para cumprimento das rotinas programadas;Realizar análises de compatibilidades, viscosidade e corrosividade, com a finalidade de se liberar o tratamento de resíduos sólidos e líquidos;Acompanhar e manter controles sobre análises externas (rejeitos salinos, alcalinidade, etc), interfaceando com laboratórios credenciados, recebendo e checando laudos, confrontando resultados com requisitos contratuais, de forma a atender exigências dos clientes e da legislação ambiental;Coordenar processos burocráticos das análises físico-químicas, desde a coleta da amostra aos relatórios de resultados, fazendo interfaces com equipes operacionais, laboratórios, superiores, clientes, acompanhando o processo e seus resultados, de forma a garantir o procedimento, dentro dos padrões visados;Posto de Trabalho: IncineradorPreparar aparelhos, instrumentos e utensílios do laboratório, fazendo limpezas, desinfecções, ajustagens, e também do local de trabalho, providenciando abastecimentos de produtos, soluções, e outros, para assegurar condições ideais para realização das análises;Coletar amostras, atentando para parâmetros como: tempos, acondicionamentos, temperatura, entre outros, e também, para as fases do processo em que se façam necessários controles de qualidade do produto, observando procedimentos próprios, de forma a dar prosseguimento ao seu trabalho;Preparar amostragens de resíduos sólidos e líquidos, efluentes líquidos e gasosos, através da utilização de técnicas e métodos de amostragem referenciados, em clientes internos e externos;Realizar análises dos produtos, valendo-se de instrumentos ou aparelhos como phmetro, condutivímetro, entre outros, avaliando parâmetros estabelecidos, efetuando pesagens, misturas e filtrações, e também, os registros pertinentes, fazendo os encaminhamentos cabíveis, para cumprimento das rotinas programadas;Realizar análises de compatibilidades, viscosidade e corrosividade, com a finalidade de se liberar o tratamento de resíduos sólidos e líquidos;Acompanhar e manter controles sobre análises externas (rejeitos salinos, alcalinidade, etc.
), interfaceando com laboratórios credenciados, recebendo e checando laudos, confrontando resultados com requisitos contratuais, de forma a atender exigências dos clientes e da legislação ambiental;Coordenar processos burocráticos das análises físico-químicas, desde a coleta da amostra aos relatórios de resultados, fazendo interfaces com equipes operacionais, laboratórios, superiores, clientes, acompanhando o processo e seus resultados, de forma a garantir o procedimento, dentro dos padrões visados;Zelar pelo controle de estoques de reagentes, soluções e demais materiais utilizados nas análises, bem como do perfeito funcionamento dos aparelhos e instrumentos do laboratório, mantendo contatos internos, para solicitar ou acompanhar aquisições, reparos.Zelar pela limpeza, arrumação e ordem do laboratório, mantendo as condições ideais de higienização e conservação, bem como, da organização dos produtos, liberação e descarte de amostras obsoletas, de forma a otimizar espaços e proporcionar visual satisfatório;Preparar e enviar equipamentos e instrumentos para realização de calibrações e manutenções, nas épocas determinadas, bem como, manter os controles pertinentes, à luz do plano de calibrações em vigor, procedendo aos registros, visando garantir perfeito funcionamento e assegurar maior rendimento operacional;Preparar curvas de calibração dos diversos métodos analíticos e equipamentos, utilizando vidrarias e equipamentos de laboratório;Manter registro das análises realizadas, elaborando planilhas, gráficos estatísticos, mapas ilustrativos, utilizando softwares apropriados, para demonstrar evoluções e desempenhos operacionais;Participar ativamente das operações emergenciais, cumprindo procedimentos conforme o treinamento recebido, mantendo-se atento a todas as operações, inclusive, do uso dos equipamentos de segurança, de forma a agregar valor à força-tarefa na contenção imediata da situação crítica;Cumprir políticas, procedimentos e padrões estabelecidos pelo sistema de gestão específico, utilizando equipamentos preventivos, observando normas e procedimentos regulamentares, reportando desvios e propondo correções de atos inseguros, de modo a contribuir para a implementação e manutenção dos preceitos normativos, legais e atos que regem o SGI.Participar dos eventos internos / campanhas / treinamentos ligados ao SGI;Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade, a critério de seu superior.Atividades comuns a qualquer posto de trabalhoZelar pelo controle de estoques de reagentes, soluções e demais materiais utilizados nas análises, bem como do perfeito funcionamento dos aparelhos e instrumentos do laboratório, mantendo contatos internos, para solicitar ou acompanhar aquisições, reparos, etcZelar pela limpeza, arrumação e ordem do laboratório, mantendo as condições ideais de higienização e conservação, bem como, da organização dos produtos, liberação e descarte de amostras obsoletas, de forma a otimizar espaços e proporcionar visual satisfatório;Preparar e enviar equipamentos e instrumentos para realização de calibrações e manutenções, nas épocas determinadas, bem como, manter os controles pertinentes, à luz do plano de calibrações em vigor, procedendo aos registros, visando garantir perfeito funcionamento e assegurar maior rendimento operacional;Preparar curvas de calibração dos diversos métodos analíticos e equipamentos, utilizando vidrarias e equipamentos de laboratório;Manter registro das análises realizadas, elaborando planilhas, gráficos estatísticos, mapas ilustrativos, utilizando softwares apropriados, para demonstrar evoluções e desempenhos operacionais;Participar ativamente das operações emergenciais, cumprindo procedimentos conforme o treinamento recebido, mantendo-se atento a todas as operações, inclusive, do uso dosequipamentos de segurança, de forma a agregar valor à força-tarefa na contenção imediata da situação crítica;Cumprir políticas, procedimentos e padrões estabelecidos pelo sistema de gestão específico, utilizando equipamentos preventivos, observando normas e procedimentos regulamentares, reportando desvios e propondo correções de atos inseguros, de modo a contribuir para a implementação e manutenção dos preceitos normativos, legais e atos que regem o SGI1.Participar dos eventos internos / campanhas / treinamentos ligados ao SGI;Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade, a critério de seu superior.