A função tem como objetivo garantir um processo P2O padronizado, transparente e uso amigável, para aumentar a eficiência e a estabilidade do processo, criando uma divisão clara entre atividades transacionais e de sourcing, realizando o alinhamento ideal de operações transacionais.
- Identificar oportunidades de geração de contratos para a maior quantidade possível de materiais e serviços que possam atender a demanda da unidade e depósitos
- Identificar possibilidades de savings na redução de valores no processo de negociação com fornecedores
- Entender o negócio para auxiliar a área demandante qual o melhor produto a sua necessidade
- Executar as ações transacionais de compras, de forma que os produtos e serviços sejam entregues no prazo e dentro das condições especificadas (comerciais e técnicas).
- Monitorar o processo de compra operacional e buscar oportunidades de otimização do mesmo.
- Assegurar, através de manutenção de dados mestres, a implementação de contratos e a colaboração intensiva de um processo de P2O eficiente.
- Interação e suporte com as todas as áreas internas (requisitante) para entender a criação de pedido de compras.
- Processamento da requisição de compra em pedidos de compra, além do rastreamento de status de pedido, monitoramento e diligência.
- Realização de cotação simples no mercado de materiais e serviços.
- Ajuste de Pedido de Compras como IVA, preço unitário e quantidades
- Primeiro ponto de contato para problemas relacionados ao processo de P2O.
**Responsabilidades e atribuições**
- Pedidos e follow-up;
- Converter a requisição em pedido de compra utilizando contrato apropriado após completa verificação e classificação correta.
Verificar o status do pedido de compra e realizar seu acompanhamento.
- Garantir que as faturas do fornecedor estejam de acordo com os critérios da SGB.
- Cotar com fornecedores de materiais e serviços;
- Criação e manutenção de dados: Ponto focal para o gerenciamento de dados de compras dentro da unidade (relatando o processo operacional do KPI, informações para o desempenho do fornecedor).
Primeiro ponto de contato para consultas relacionadas a dados e para questões de compras específicas dos sistemas de compras.
- Treinar (novos) usuários do processo de compras.
Prestar assistência na realização de testes (em casos de mudança, problemas ou necessidade de comunicação com usários), quando necessário.
- Participar de projetos de melhoria e condução de treinamentos.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior Completo;
- Pacote Office Avançado;
- Conhecimento em processos de compra (operacionais);
- Processos de produção e cadeia de suprimentos;
- Conhecimento em sistemas de Compras (SAP, Bravo e Ariba);
- Organização e capacidade de se comunicar em todos os níveis da organização;