Técnico(a) de Enfermagem (Centro Cirúrgico) – 3 Vagas – Rede D'Or – Olaria
Requisitos:
– Formação: Técnico de Enfermagem.
– Registro em conselho: Coren Ativo e em Dia.
– Experiência: Desejável experiência em cirurgias de alta e média complexidade, recursos tecnológicos e protocolo de cirurgia segura.
Atividades:
– Realizar todas as atividades mantendo o alinhamento às premissas de sustentabilidade com o objetivo de atender aos requisitos das Políticas ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) da Companhia; atender as metas definidas de acordo com sua área de atuação.
– Assumir o plantão conforme a regra da institucional, e assumir a circulação da sala operatória sob sua responsabilidade.
– Realizar a abertura do livro de ordens e ocorrências de enfermagem da sala no início de cada plantão, realizar o preenchimentos do check list de temperatura e materiais, testagem e conferência do parque tecnológico, assim como iluminação, gases medicinais e rede de vácuo da sala.
– Conferir no início de cada plantão a programação cirúrgica de sua sala, autorização do procedimento e OPME, realizar a montagem da sala, providenciar os materiais necessários segundo as especificidades de cada intervenção anestésico cirúrgico, incluindo materiais consignados, especiais e confirmação de reservas (UTI, hemoderivados, etc)
– Realizar todas as etapas do protocolo de cirurgia segura e garantir as metas internacionais de segurança do paciente.
– Realizar todo o processo no sistema blochos de solicitar e receber o paciente, iniciar e pré finalizar a cirurgia.
– Admitir o paciente na porta de entrada do centro cirúrgico, quando essa atividade não puder ser realizada pelo enfermeiro.
– Auxiliar o cliente no transporte da maca para a mesa cirúrgica, assim como em seu posicionamento, procurando manter sua privacidade e a permeabilidade de cateteres e sondas.
– Desenvolver procedimentos técnicos como punção venosa e outros, conforme orientação do enfermeiro e na ausência deste.
– Auxiliar o anestesiologista na indução anestésica e na reversão do procedimento anestésico na ausência do enfermeiro.
– Fixar a placa dispersiva de energia do eletro cautério no paciente e manusear corretamente os equipamentos.
– Auxiliar na paramentação da equipe cirúrgica e utilizar corretamente as técnicas assépticas para abertura dos materiais estéreis.
– Prestar assistência ao paciente e à equipe durante o ato anestésico cirúrgico e manter boas relações no trabalho com a equipe multidisciplinar.
– Realizar a conferência do hemoderivado antes da entrega ao médico solicitante. Solicitar o pedido para entrega ao serviço de hemoterapia. Realizar o controle e registro da temperatura enquanto permanecer no setor em frasqueira apropriada.
– Realizar todo o processo no sistema blochos de solicitar o paciente, iniciar e pré finalizar o procedimento e inserir os lacres de OPME.
– Prestar assistência ao témino do procedimento anestésico – cirúrgico, auxiliando na transferência do paciente da mesa cirúrgica para a maca, realizando inspeção física para detectar possíveis eventos adversos. Posicionar adequadamente drenos, infusões, sondas, para posterior encaminhamento a devida unidade. Solicitar a presença do enfermeiro em situações imprevistas ou emergenciais.
– Realizar evelução de enfermagem e garantir as informações do paciente na transfêrencia de cuidados através do método SBAR para outras unidades.
– Preencher a planilha de reserva de UTI no dia que antecede a programação cirúrgica na ausência do enfermeiro. Apenas plantão SN.
– Realizar agendamento de cirurgias de emergência no WPD, módulo Blochos, reservar a sala, solicitar opmes para os fornecedores autorizados, e providenciar todos os materiais, recursos necessários, reserva de UTI e hemoderivados se necessário na ausência do enfermeiro.
– Realizar a identificação das peças anátomos patológicos, conferir pedidos e registros em livro próprio. Encaminhar 2 x ao dia ( 10 e 16 horas ). Encaminhar cultura imediatamente ao término do procedimento, juntamente com o pedido médico. E liberação de peças para o patologista ou laboratório externo, apenas mediante assinatura em livro de protocolo de histopatológico. O acondicionamento das peças deverão ser realizados de acordo com a orientação médica.
– Garantir o preenchimento de todos os impressos de rotina do setor, assegurar todas as devidas cobranças, assim como os registros médicos em sua totalidade. Conferir os acréscimos de procedimentos e opmes, evitando impacto financeiro na instituição.
– Comunicar ao enfermeiro a necessidade de reparos, ou manutenção de equipamentos da sala operatória. Realizar abertura de chamado no effort para engenharia corretiva de equipamentos biomédicos e materiais de suporte na ausência do técnico diarista ou enfermeiro, e nos casos de urgência. Assim como para serviços de manutenção e informática. Realizar a liberação dos equipamentos através registro em livro de protocolo.
– Realizar a desmontagem da sala ao término do procedimento cirúrgico, encaminhar os materiais contaminados a setor de CME conforme rotina institucional, realizar a devolução dos materiais e medicamentos não utilizados na farmácia satélite identificado e providenciar a limpeza da sala.
– Atuar na rastreabilidade dos instrumentais, materiais ou equipamentos cirúrgicos. Zelar pelo parque tecnológico, armazenando de forma limpa e segura.
– Notificar eventos adversos, sentinelas e não conformidades ocorridas no âmbito cirúrgico e hospitalar.
– Participar dos treinamentos e programas de aprimoramento oferecidos pela instituição ou outros.
Outras informações:
– Local de trabalho: Olaria/RJ
– Escala de trabalho: 12×36 (07h às 19h / 19h às 07h)
– Disponibilidade para treinamento.