PROPÓSITO DO CARGO
Supervisionar a produção das diversas linhas de produto, distribuindo tarefas, orientando os membros da equipe, verificando o estoque de materiais e ferramentas necessárias à produção, visando atender às necessidades do processo produtivo e a demanda dos clientes.
Supervisionar as atividades de produção da fábrica, controla o volume a ser produzido, custos e qualidade e acompanhar a eficiência da mão de obra. Elaborar relatórios sobre o desempenho de produção e promover o uso adequado das instalações e equipamentos.
Supervisionar e treinar os funcionários, assegurando que o processo produtivo seja eficiente baseado na cadência e padronização das atividades e na qualidade necessária dos produtos, monitorando as performances dos maquinários e organizando os fluxos de trabalho
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO CARGO
1. Realizar reuniões de segurança com a equipe (DDS - Diálogos Diários de Segurança), antes do início
do turno, para enfatizar a importância da segurança na rotina diária, a fim de evitar acidentes e cumprir
as metas de HS&E (Health Safet y & Environment) estabelecidas pela empresa;
2. Supervisionar as atividades relacionadas ao processo produtivo, definindo critérios e procedimentos
para a implantação das ações, visando assegurar que a empresa alcance a alta performance e atinja
seus objetivos;
3. Distribuir as tarefas entre os operadores, acompanhando cada uma das etapas da produção,
informando o que deve ser produzido diariamente, para garantir a qualidade dos produtos e atender a
demanda dos clientes;
4. Providenciar o suprimento de materiais e ferramentas necessários à produção, verificando o estoque,
requisitando materiais, checando o ferramental, visando garantir que não haja interrupção no processo;
5. Acompanhar o cronograma da programação de produção, junto com Programador, dimensionando
ferramentas, equipamentos e mão-de-obra, conforme demanda, para garantir o atendimento das
necessidades dos clientes, em prazo hábil de fabricação, de acordo com os recursos disponíveis;
6. Acompanhar e analisar os indicadores de qualidade, produtividade, pontualidade de entrega e maio
ambiente, a fim de garantir que estes estejam sendo cumpridos;
7. Gerar relatórios de produção, reportando todos os números relevantes e acontecimentos diários, para
análise da gerência e monitoramento de eficiência;
8. Acompanhar o processo de produção, verificando se estão sendo cumpridos os procedimentos
operacionais conforme as instruções, identificando falhas, para garantir a qualidade dos produtos;
9. Realizar auditorias internas da qualidade, checando as atividades realizadas pelas áreas, verificando se
estão de acordo com a NBR ISO 9001, para garantir a conformidade dos procedimentos implementados;
10. Ministrar treinamentos, a fim de que todos os operadores tenham condições de desenvolver suas
funções e garantir a qualidade dos produtos;
11. Supervisionar/realizar outras atividades inerentes à sua área de atuação.
ESPECIFICAÇÕES DO CARGO
ESCOLARIDADE – Ensino Superior completo (desejável)
EXPERIÊNCIA MÍNIMA – 2 a 3 anos TEMPO DE ADAPTAÇÃO NO CARGO – 1 ano COMPLEXIDADE DAS ATRIBUIÇÕES – Específicas e rotineiras NÍVEL DE INICIATIVA – Alto SUPERVISÃO RECEBIDA – O controle acontece no final de cada tarefa SUPERVISÃO EXERCIDA – O trabalho envolve supervisão de subordinados que executam tarefas simples e rotineiras. RESPONSABILIDADES: Por resultados Por prazos Por máquinas e equipamentos Por contatos Por relatórios AUTORIDADE: Interromper a produção e a entrega de produto acabado junto com a Gerência ao detectar produtos desviantes e/ou equipamentos que coloquem em risco a integridade do colaborador. Instruir e coordenar ações de retrabalho internas ou externas. Definir horas extras ou folga para os subordinados diretos. Utilizar as forças de trabalho internas necessárias para garantir a qualidade dos produtos.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS/HABILIDADES
TÉCNICAS
§ Formação superior completa: preferencialmente em Engenharia (produção, mecânica, mecatrônica,
elétrica) e/ou Administração de empresas e/ou Ensino Superior na área Tecnológica
§ Prática no manuseio de ferramentas mecânicas
§ Experiência prévia em gestão de equipes de produção em indústrias de grande porte;
§ Habilidades com indicadores de produção;
§ Perfil com viés de melhoria contínua;
§ Conhecimento das metodologias LEAN ou WCM;
§ Conhecimento de ferramentas da qualidade, Normas ISO, e legislação trabalhista e sindical.
§ Conhecimentos básicos do idioma inglês
§ Conhecimento de sistemas de gestão específicos
§ Conhecimento de Microinformática (Word, Excel, PowerPoint e Internet)
COMPORTAMENTAIS/HABILIDADES
§ Perfil de liderança, com alto poder de influência e desenvolvimento de pessoas;
§ Foco no resultado;
§ Visão de processos;
§ Habilidade no relacionamento interpessoal;
§ Comprometimento e engajado para entregar resultados;
§ Perfil com viés para identificação de problemas e sugestão de melhorias;
CONDIÇÕES DE TRABALHO
AMBIENTE DE TRABALHO – Ambiente de planta
CONDIÇÃO ERGONÔMICA E DE EXECUÇÃO DO TRABALHO – Variada (sentado, em pé, caminhando)