Ação Afirmativa: Esta oportunidade de trabalho está aberta a qualquer pessoa independente de religião, cor, deficiência física ou mental não incapacitante para o trabalho, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero. O CIEDS é contrário a qualquer forma de discriminação e está comprometido com a inclusão, a diversidade e a igualdade de oportunidades. Se você acha que pode se beneficiar da nossa política de ação afirmativa, por favor informe na sua candidatura. Desafios: Utilizar a música como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento pessoal para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Fomentar o interesse musical, promover habilidades técnicas e artísticas, e estimular valores como disciplina e trabalho em equipe. Além disso, terá como missão fortalecer a autoestima dos participantes, adaptar atividades musicais ao contexto e realidade da comunidade e incentivar a participação em apresentações e eventos que integrem a comunidade local, ampliando seu acesso à cultura e ao aprendizado musical. Principais Responsabilidades: Planejar e Ministrar Aulas de Música: Desenvolver e conduzir aulas teóricas e práticas de música, adequadas ao conhecimento e contexto dos participantes. Estimular o Interesse e o Desenvolvimento Musical: Motivar e acompanhar o progresso dos alunos, incentivando o aprendizado contínuo e a prática instrumental. Promover Valores de Inclusão e Trabalho em Equipe: Utilizar atividades musicais para fortalecer habilidades sociais, como respeito, colaboração e disciplina. Organizar Apresentações e Ensaios: Preparar os alunos para participar de apresentações, eventos e ensaios que estimulem a prática e a autoconfiança. Desenvolver um Repertório Acessível e Relevante: Selecionar músicas e atividades que se conectem com a cultura e realidade local, promovendo a identificação dos alunos com o conteúdo. Adaptar-se ao Contexto Social dos Participantes: Demonstrar sensibilidade ao contexto socioeconômico dos alunos, adaptando métodos de ensino e estabelecendo uma abordagem inclusiva e acolhedora. Colaborar com a Equipe do Projeto: Trabalhar em conjunto com outros profissionais para desenvolver estratégias de impacto social, engajando a comunidade e fortalecendo a iniciativa. Requisitos do Cargo: Ensino Médio acrescido de Curso Técnico e/ou graduação Tempo de vivência na função : De 3 anos a 4 anos Conhecimentos Específicos : Didática Musical: Domínio de métodos pedagógicos para o ensino de música a crianças e jovens, com foco em grupos em situação de vulnerabilidade. Teoria e Prática Musical: Conhecimento em teoria musical, leitura de partituras, rítmica e técnicas de diferentes instrumentos, adaptado ao nível dos alunos. Práticas de Inclusão Social: Experiência ou conhecimento em projetos sociais e educacionais, utilizando a música como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal. Repertório Variado: Familiaridade com repertórios que engajem o público jovem e que valorizem a cultura local, facilitando a conexão dos alunos com o aprendizado musical. Habilidades de Comunicação e Relacionamento: Capacidade de criar um ambiente acolhedor e motivador, facilitando a interação e o engajamento dos alunos. Noções de Psicologia e Desenvolvimento Infantil e Juvenil: Compreensão das particularidades emocionais e comportamentais dos participantes, adaptando métodos de ensino para atender suas necessidades. Sensibilidade Cultural: Conhecimento ou disposição para aprender sobre a cultura e a realidade social de Pacajus, a fim de oferecer uma abordagem musical relevante e significativa para a comunidade. Diferencial: Conhecimento profundo da realidade cultural e social de Pacajus, incluindo suas tradições, manifestações artísticas e desafios locais. Capacidade de integrar elementos da cultura regional ao ensino musical, além de compreender as necessidades e realidades da comunidade.