Um biomédico é um profissional da área da saúde com formação específica em Biomedicina, que engloba diversas áreas de atuação.
As atividades desenvolvidas por um biomédico podem variar de acordo com a especialidade escolhida.
Análises Clínicas: Realização de análises laboratoriais para diagnóstico de doenças, como análises bioquímicas, hematológicas, microbiológicas e imunológicas.
Banco de Sangue: Coleta, processamento, armazenamento e distribuição de componentes sanguíneos para transfusões.
Biologia Molecular: Realização de testes moleculares para diagnóstico de doenças genéticas, infectocontagiosas e câncer, por exemplo.
Citologia e Patologia: Análise de células e tecidos para diagnóstico de doenças, como no exame citopatológico e na histopatologia.
Reprodução Humana: Realização de procedimentos laboratoriais em clínicas de fertilização assistida, como preparação de gametas, fertilização in vitro (FIV) e cultivo embrionário.
Imagem: Operação de equipamentos de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia.
Saúde Pública: Atuação em vigilância epidemiológica, controle de qualidade de água e alimentos, e programas de saúde coletiva.
Indústria de Cosméticos e Farmacêutica: Desenvolvimento e controle de qualidade de produtos cosméticos, farmacêuticos e biotecnológicos.
Pesquisa Científica: Realização de pesquisa básica e aplicada em instituições de ensino e pesquisa, hospitais e indústrias.
Gestão Laboratorial: Coordenação de laboratórios clínicos, gestão de equipes, controle de qualidade e garantia da qualidade dos resultados.
Ensino: Atuação como docente em cursos técnicos, graduações e pós-graduações na área de Biomedicina.
Consultoria: Prestação de consultoria técnica em empresas, laboratórios e órgãos reguladores.