Analisar requisitos, viabilidade técnica e operacional de novos sistemas e melhorias em sistemas existentes é fundamental para o sucesso da empresa. É preciso promover reuniões com o grupo de interesse para entender as necessidades e objetivos, visando identificar e implementar melhorias em processos de negócios para torná-los mais eficientes e eficazes, eliminando redundâncias e automatizando tarefas repetitivas.
Responsabilidades
* Contribuir para o design técnico de sistemas, trabalhando em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento e técnica;
* Atender as necessidades do sistema e discutir soluções técnicas que assegurem que os sistemas projetados atendam requisitos funcionais e não funcionais, padrões de qualidade, desempenho, segurança e usabilidade;
* Realizar testes de verificação de funcionalidade, avaliando a interação entre diferentes componentes do sistema ou do sistema e sistemas externos, para assegurar seu correto funcionamento, atendendo aos requisitos especificados, proporcionando uma experiência satisfatória para os usuários finais;
* Desenvolver e atualizar documentos técnicos e de usuários que descrevem o sistema, evidenciando requisitos, detalhamentos das funcionalidades, critérios de aceitação, fluxo de trabalho, diagramas de arquitetura, de fluxo de dados e casos de uso;
* Exercer liderança técnica sobre a equipe, aplicando suas expertises, visão estratégica e de resolução de problemas, para garantir o sucesso na conclusão dos projetos com qualidade e inovação.
A soma dessas responsabilidades contribui significativamente para o crescimento e evolução da empresa, permitindo-a se adaptar às mudanças no mercado e manter-se competitiva. Além disso, essas atividades promovem a melhoria contínua dos processos e produtos, elevando a satisfação dos clientes e fortalecendo a posição da empresa no setor.