Quem somos nós?
O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade Asa Sul foi criado pela Lei Distrital nº. 2.393, de 07 de junho de 1999 e regulamentado pelo Decreto nº. 21.298, de 29 de junho de 2000. Logo, o Colégio Militar é uma entidade de ensino público, desenvolvendo atividades pedagógicas obrigatórias - educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.
DESCRIÇÃO DA VAGA
Estamos formando um Banco de Talentos para a contratação de 1 (um) Orientador Educacional para atuar no Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade I (Asa Sul). Esse orientador será responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, atuando no SOEPAS/PAEI.
A carga-horária será de 40h/semanais, de segunda a sexta-feira em período integral.
Responsabilidades e atribuições
Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Acompanhamento pedagógico e emocional: oferecer apoio personalizado aos alunos atípicos, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas dentro do ambiente escolar.
Planejamento e execução de estratégias inclusivas: trabalhar em conjunto com os professores e demais profissionais para desenvolver métodos que promovam a inclusão e o aprendizado dos estudantes.
Intervenção e suporte psicológico: atuar na identificação e solução de dificuldades emocionais ou comportamentais que possam impactar o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos.
Mediação com as famílias: estabelecer um canal de diálogo com os responsáveis para garantir uma abordagem integrada entre escola e família.
Parceria interdisciplinar: colaborar diretamente com os psicólogos e assistentes sociais da instituição para construir estratégias eficazes no atendimento das demandas dos alunos.
Elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, os Planos de Atendimento Educacional Individualizados – PEIs - dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – ENEEs (definindo as adequações curriculares, pedagógicas, de ambiente físico ou comportamentais, se julgadas relevantes);
Acompanhar a execução dos PEIs;
Estabelecer em conjunto com a equipe multiprofissional as diretrizes de ações inerentes ao Departamento de Ensino e suas Coordenações pedagógicas e Corpo de Alunos; no que tange ao processo pedagógico a ser desenvolvido para os Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – ENEEs, no cumprimento dos PEIs;
Acompanhar o desenvolvimento pedagógico dos estudantes público alvo dessa normativa.
HARD SKILLS
Formação Acadêmica
Graduação em Pedagogia;
Especialização ou formação complementar em Educação Especial, Psicopedagogia, Educação Inclusiva ou áreas correlatas;
Experiência: Vivência comprovada de no mínimo 6 (seis) meses no trabalho com educação inclusiva ou atendimento educacional especializado.
Conhecimento em Normas e Legislação
Familiaridade com as políticas de educação inclusiva e legislação pertinente, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei nº 13.146/2015) e as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial.
Outras legislações e políticas públicas relacionadas à educação especial;
Práticas Pedagógicas Inclusivas
Domínio de metodologias de ensino adaptadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições atípicas.
Habilidade para adaptar materiais e avaliações conforme as necessidades individuais dos estudantes.
Tecnologia Assistiva
Conhecimento no uso de ferramentas e recursos tecnológicos voltados ao ensino de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem.
SOFT SKILLS
Empatia e Sensibilidade
Capacidade de compreender e respeitar as diferenças individuais, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.
Comunicação Eficaz
Habilidade para interagir de forma clara e objetiva com alunos, familiares e equipe pedagógica, facilitando o alinhamento de estratégias educacionais.
Mediação de Conflitos
Competência para lidar com situações de conflito de maneira assertiva e promover soluções que beneficiem o ambiente escolar.
Trabalho em Equipe
Disposição para colaborar com professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, garantindo um atendimento multidisciplinar eficaz.
Habilidades Organizacionais
Planejamento e Organização
Capacidade de estruturar planos de atendimento individualizado (PAI) e organizar rotinas de acompanhamento dos alunos.
Gestão de Casos
Habilidade para monitorar e registrar o progresso dos alunos, analisando resultados e ajustando estratégias conforme necessário.
Atitudes e Valores
Ética Profissional
Compromisso com a confidencialidade e a dignidade dos alunos e suas famílias.
Por que trabalhar conosco?
- Modalidade de contrato CLT;
- Salário + gratificação por nível de escolaridade;
- Vale-alimentação em cartão Sodexo (após 2 meses de efetivação);
- Vale-transporte (opcional);
- Plano de saúde por coparticipação (opcional, após 2 meses de efetivação);
- Plano odontológico (opcional, por adesão).