**COMANDANTE PRAETOR 500**
Localidade**:Belo Horizonte** - Minas Gerais, Brasil
Período de inscrição: de (**24/01/2025**) a (31/01/2025)
Quantidade de vagas: 1
Graduação: Ciências Aeronáuticas ou afins
Tipo de contrato: Indeterminado
Modalidade de trabalho: Onsite - 100% presencial
**Existimos para melhorar a Vida e transformar o Futuro.
JUNTOS.
**
**Como Comandante Praetor 500 você vai**:
a) Confirmar para que todos os tripulantes de seu voo estejam em condições físicas e de saúde adequadas à execução da operação aérea programada;
b) Confirmar que todos os tripulantes estejam com suas habilitações válidas e com documentos que o comprove;
c) Confirmar que os documentos da aeronave e os requeridos para a operação estejam a bordo;
d) Providenciar para que o voo não seja continuado além do aeródromo adequado mais próximo quando um tripulante estiver com sua capacidade operacional comprometida por fadiga, doença ou falta de oxigênio;
e) Providenciar para que o planejamento do voo seja feito de forma a permitir uma operação segura e eficiente, incluindo o cálculo de combustível, óleo e oxigênio necessários, bem como a verificação das informações aeronáuticas e meteorológicas e dos requisitos ambientais para os aeroportos de destino e de alternativa;
f) Providenciar para que nenhum tripulante exceda os limites de jornada e que nenhum tripulante esteja em seu voo sem cumprir a regulamentação do aeronauta quanto aos períodos de descanso;
g) Providenciar para que o Líder de Equipamento seja informado no prazo de 24 horas após o encerramento do voo, nos casos de exceder a jornada prevista na lei do aeronauta;
h) Providenciar para que a realização do procedimento de análise de riscos operacionais do seu voo, FRAT, esteja em conformidade com os procedimentos estabelecidos pela Aviação Corporativa;
i) Confirmar que a aeronave esteja aeronavegável antes da realização do voo, bem como se certificar de que qualquer restrição ou limitação presente seja considerada em suas decisões antes da partida dos motores;
j) Assegurar que o despacho da aeronave, ou seja, os cálculos de peso, balanceamento e performance estejam dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante de cada equipamento e que o Manifesto de Passageiros ou Manifesto do Voo seja processado conforme o procedimento específico da aeronave;
k) Assegurar a realização da inspeção pré-voo da aeronave, antes de cada partida;
l) Providenciar para que os requisitos de planejamento de voo sejam atendidos de forma eficiente e eficaz;
m) Providenciar para que os passageiros sejam informados, antes do voo e sempre que necessário, sobre equipamentos e detalhes da aeronave relacionados com a segurança do voo;
n) Providenciar para que a aeronave seja operada conforme normas estabelecidas, procedimentos da empresa, SOP e limitações operacionais estabelecidas;
o) Providenciar para que a Coordenação de Voos seja informado, por meio de comunicação disponível, sobre as anormalidades relacionadas com o voo que possam afetar negativamente sua segurança e/ou o planejamento e a condução das atividades administrativas em terra;
p) Providenciar para que problemas médicos ocorridos durante o voo sejam informados ao aeroporto de aterrissagem e que sejam providenciados o atendimento adequado e o respectivo registro;
q) Providenciar para que os tripulantes estejam em seus assentos, com o cinto de segurança afivelado nas situações de pouso e decolagem, incluindo os suspensórios, e em rota, exceto quando sua ausência for necessária para a execução de alguma tarefa relacionada com o voo ou por necessidade fisiológica;
r) Reportar ao serviço de tráfego aéreo as condições significativas de meteorologia encontradas em rota;
s) Informar, através do meio mais rápido, a Coordenação de Voos, Gestor de Segurança Operacional e ao Centro de Controle Corporativo a ocorrência de eventos tais como acidente ou incidente, suspeita de doença transmissível, atos de interferências ilícitas ou aterrissagem em aeródromo que não seja o de destino definido no planejamento da operação;
t) Assegurar que os registros de informações do voo e lançamento de panes sejam realizados conforme procedimentos estabelecidos pela empresa;
u) Estar familiarizado com todos os aspectos relevantes da legislação e acordos de práticas e procedimentos da aviação civil nacional e internacional, conforme aplicável;
v) Participar efetivamente do programa de gestão da segurança operacional da empresa;
w) Informar, conforme procedimento específico de sua aeronave, o horário de pouso a Coordenação de Voos;
x) Cumprir todas as diretrizes, procedimentos e padrões operacionais da aviação corporativa;
y) Garantir, nos procedimentos de pré-voo da aeronave, que todas as bagagens, acompanhadas ou não, sejam identificadas, inspecionadas e protegidas.
z) Garantir que em caso de identificação de qualquer bagagem ou material sem a respectiva identificação sejam desembarcadas ou descartadas da aeronave antes do fechamento das portas para o voo, sob r