O Coordenador de Manutenção é reponsável por gerir a área e seus colaboradores em 3 turnos.
Sua área é dedicada a atividades de manutenção corretiva, preventiva e preditiva em máquinas e equipamentos no que tange a eletrônica, elétrica e mecânica das máquinas.
Define e aperfeiçoa os meios e os métodos de manutenção, aperfeiçoa o desempenho das instalações produtivas em termos de custos e taxas de utilização dos equipamentos.
Faz contato com fornecedores, efetua cotações, solicita pedidos de compras, determina estoques mínimos para sua área e elabora relatórios gerenciais.
Mantêm as condições adequadas dos diversos equipamentos do local em que trabalha, coordena as atividades de seus colaboradores, distribui demandas e desenvolve time operacional.
Faz interface com áreas de Ferramentaria e Engenharia de Processos e tem como principal cliente a área produtiva.
Estabelecer e desenvolver junto ao PCM os cronogramas e planos de manutenção preventiva e preditiva.
Coordenar e organizar equipe para realização de manutenções corretivas, preventivas, garantindo o bom funcionamento dos equipamentos; Elaborar e acompanhar projetos e melhorias de Manutenção; Monitorar, analisar despesas da manutenção e promover ações para redução de custo; Controlar e supervisionar as atividades da área de manutenção industrial e de infraestrutura; Elaborar e documentar indicadores de manutenção; Desenvolver equipes técnicas relacionadas à manutenção; Definir a política e quantidade de peças de reposição; Elaborar e implantar o plano de contingência; Auxiliar a equipe de Métodos e Processos na verificação de defeito sobre o fundido; Desenvolver e executar melhorias para redução de tempo de ciclo; Analisar os indicadores gerenciais propondo planos e ações necessários, visando assegurar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos.
Acompanhar, controlar e eventualmente executar atividades de manutenção corretiva e preventiva, visando manter em condições permanentes de uso, máquinas.
Cumprir com as normas de segurança e atividades estabelecidas ou planejadas para um desempenho laboral seguro e saudável.
Participar da revisão dos resultados das auditorias externas e internas.
Conhecimento em confiabilidade e gestão de pessoas da área.