Missão do Cargo
Responsável pela coordenação das atividades relativas às áreas de contas a pagar e receber, crédito e cobrança, tesouraria e faturamento, bem como pelo acompanhamento do fluxo de caixa, gestão de contratos e relacionamento com instituições financeiras.
Apoia também o Controller na gestão da área de pessoal, compras e rotinas administrativas. As atividades de coordenação envolvem:
* Organização;
* Planejamento;
* Acompanhamento e gestão das atividades/operações;
* Fluxos e processos que garantam o correto e eficiente andamento das funções Administrativas e Financeiras;
Liderança de todos os profissionais envolvidos nestes contextos: estagiários, auxiliares, assistentes e analistas.
Atividades do Cargo
* Controles financeiros de contas a pagar e a receber, faturamento, contratos, compras, fluxo de caixa e investimentos;
* Comunicação com instituições financeiras, serviços terceirizados e com quaisquer indivíduos que forneçam ou precisem de informações financeiras;
* Negociação com instituições financeiras e fornecedores em geral, visando melhores condições contratuais de serviços, preços e tarifas;
* Gestão dos processos e operações de tesouraria, compras, contratos, ativos e patrimonial;
* Elaboração de planejamentos: fluxo de caixa projetado, planejamentos orçamentários do setor, redução de gastos etc.
* Acompanhamento de planos e análise de desvios objetivando otimização e melhoria contínua da equipe, dos processos, do caixa e do orçamento do setor;
* Apoio ao Controller, Gestores de Áreas e Direção na obtenção de informações e na tomada de decisões;
* Apoio à contabilidade e à controladoria nos fechamentos mensais e anuais, incluindo a (re)conciliação de saldos, composições e informações financeiro-contábeis;
* Manuseio de sistemas de gestão e controles financeiros;
* Atuação direta em processos de parametrização e migração de sistemas financeiros;
* Construção de processos e procedimentos para maior eficiência/eficácia nas entregas e atividades do setor;
* Treinamentos, avaliações de desempenho e planos de desenvolvimento individuais da equipe;
* Gerar e analisar/avaliar relatórios mensais diversos de suporte à Controladoria;
Formação Acadêmica
* Ensino superior (necessário) e pós-graduação (desejável) nas áreas de administração, economia, ciências contábeis, gestão financeira ou afins;
* Experiência com gestão de equipes;