O Analista Fiscal de uma empresa é responsável por garantir que a organização cumpra todas as obrigações fiscais e tributárias, além de gerenciar e analisar aspectos relacionados à legislação fiscal.Requisitos:- Ensino Superior Concluído (em área contábil ou afins);- Desejável cadastro ativo no CRC;- Conhecimento em excel e power-bi;- Conhecimento em sistemas ERP e CRM.
Principais responsabilidades: 1.
Apuração de Impostos: - Realizar o cálculo e apuração dos impostos diretos e indiretos (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS, IRPJ, CSLL, entre outros).
- Assegurar que os impostos sejam corretamente calculados, pagos e declarados dentro dos prazos legais.
2.
Emissão de Notas Fiscais: - Emitir e revisar notas fiscais de acordo com a legislação vigente, garantindo que todas as transações da empresa estejam documentadas corretamente.
- Analisar e corrigir erros em notas fiscais, quando necessário.
3.
Elaboração de Declarações Fiscais: - Elaborar e transmitir as obrigações acessórias, como DCTF, SPED Fiscal, EFD-Contribuições, DIRF, entre outras.
- Atualizar e organizar arquivos fiscais de acordo com as exigências legais.
4.
Análise de Legislação: - Acompanhar e estudar alterações na legislação tributária, fiscal e trabalhista, garantindo que a empresa esteja sempre em conformidade com as normas e regulamentações.
- Interpretar e aplicar as normas fiscais e tributárias para o correto cumprimento das obrigações.
5.
Consultoria Interna: - Prestar consultoria fiscal interna para as demais áreas da empresa (ex.
: contabilidade, compras, vendas) quanto ao tratamento de tributos e impostos nas transações comerciais.
- Aconselhar a equipe e a gestão sobre o impacto fiscal das operações.
- Acompanhar o recebimento das notas fiscais de entrada assegurando que seja feito de forma correta.
6.
Gestão de Riscos Fiscais: - Identificar possíveis riscos fiscais e sugerir estratégias para otimização tributária e minimização de riscos.
- Auxiliar na implementação de procedimentos para evitar autuações e penalidades fiscais.
- Controle e Arquivamento de Documentos: - Organizar e arquivar todos os documentos fiscais, como notas fiscais de entradas e saídas, guias de impostos pagos, documentos fiscais eletrônicos, entre outros.
- Manter registros e controles fiscais de forma acessível e segura, de acordo com a legislação.
8.
Análise de Regimes Tributários: - Avaliar o regime tributário mais vantajoso para a empresa, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, propondo alterações ou ajustes quando necessário.
Qualificações e Requisitos: - Formação: Ensino superior completo em Ciências Contábeis.
- Experiência: Vivência na área fiscal, preferencialmente em empresas de médio ou grande porte, ou em escritórios de contabilidade.
- Conhecimentos: Domínio sobre a legislação tributária, sistemas de ERP, e pacotes de informática (Excel, sistemas fiscais).
- Habilidades: Capacidade analítica, atenção aos detalhes, boa comunicação e organização.