COMANDANTE KING AIR 350
Localidade: Parauapebas – Pará, Brasil
Período de inscrição: de [14/04/2025] a [23/04/2025]
Quantidade de vagas: 1
Graduação: Ciências Aeronáuticas ou afins
Tipo de contrato: Indeterminado
Modalidade de trabalho: Onsite – 100% presencial
Como Comandante King Air 350, você vai:
O Piloto em Comando é o piloto detentor da apropriada habilitação de categoria, classe ou tipo (se aplicável), para compor a tripulação mínima para a condução de um voo, que tem a autoridade final e a responsabilidade por essa operação e pela segurança do voo. As responsabilidades e atribuições do Piloto em Comando incluem:
1. Confirmar para que todos os tripulantes de seu voo estejam em condições físicas e de saúde adequadas à execução da operação aérea programada;
2. Confirmar que todos os tripulantes estejam com suas habilitações válidas e com documentos que o comprove;
3. Confirmar que os documentos da aeronave e os requeridos para a operação estejam a bordo;
4. Providenciar para que o voo não seja continuado além do aeródromo e/ou heliponto, adequado mais próximo quando um tripulante estiver com sua capacidade operacional comprometida por fadiga, doença ou falta de oxigênio;
5. Providenciar para que o planejamento do voo seja feito de forma a permitir uma operação segura e eficiente, incluindo o cálculo de combustível, óleo e oxigênio necessários, bem como a verificação das informações aeronáuticas e meteorológicas e dos requisitos ambientais para os aeroportos de destino e de alternativa;
6. Providenciar para que nenhum tripulante exceda os limites de jornada e que nenhum tripulante esteja em seu voo sem cumprir a regulamentação do aeronauta quanto aos períodos de descanso;
7. Providenciar para que o Líder de Equipamento seja informado no prazo de 24 horas após o encerramento do voo, nos casos de exceder a jornada prevista na lei do aeronauta;
8. Providenciar para que a realização do procedimento de análise de riscos operacionais do seu voo, FRAT, esteja em conformidade com os procedimentos estabelecidos pela Aviação Corporativa;
9. Confirmar que a aeronave esteja aeronavegável antes da realização do voo, bem como se certificar de que qualquer restrição ou limitação presente seja considerada em suas decisões antes da partida dos motores;
10. Assegurar que o despacho da aeronave, ou seja, os cálculos de peso, balanceamento e performance estejam dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante de cada equipamento e que o Manifesto de Passageiros ou Manifesto do Voo seja processado conforme o procedimento específico da aeronave;
11. Assegurar a realização da inspeção pré-voo e pós-voo da aeronave;
12. Providenciar para que os requisitos de planejamento de voo sejam atendidos de forma eficiente e eficaz;
13. Providenciar para que os passageiros sejam informados, antes do voo e sempre que necessário, sobre equipamentos e detalhes da aeronave relacionados com a segurança do voo;
14. Providenciar para que a aeronave seja operada conforme normas estabelecidas, procedimentos da empresa, SOP e limitações operacionais estabelecidas;
15. Providenciar para que a Coordenação de Voos seja informado, por meio de comunicação disponível, sobre as anormalidades relacionadas com o voo que possam afetar negativamente sua segurança e/ou o planejamento e a condução das atividades administrativas em terra;
16. Providenciar para que problemas médicos ocorridos durante o voo sejam informados ao aeroporto de aterrissagem e que sejam providenciados o atendimento adequado e o respectivo registro;
17. Providenciar para que os tripulantes estejam em seus assentos, com o cinto de segurança afivelado nas situações de pouso e decolagem, incluindo os suspensórios, e em rota, exceto quando sua ausência for necessária para a execução de alguma tarefa relacionada com o voo ou por necessidade fisiológica;
18. Reportar ao serviço de tráfego aéreo as condições significativas de meteorologia encontradas em rota;
19. Informar, através do meio mais rápido, a Coordenação de Voos, Gestor de Segurança Operacional e ao Centro de Controle Corporativo a ocorrência de eventos tais como acidente ou incidente, suspeita de doença transmissível, atos de interferências ilícitas ou aterrissagem em aeródromo que não seja o de destino definido no planejamento da operação;
20. Assegurar que os registros de informações do voo e lançamento de panes sejam realizados conforme procedimentos estabelecidos pela empresa;
21. Estar familiarizado com todos os aspectos relevantes da legislação e acordos de práticas e procedimentos da aviação civil nacional e internacional, conforme aplicável;
22. Participar efetivamente do programa de gestão da segurança operacional da empresa;
23. Informar, conforme procedimento específico de sua aeronave, o horário de pouso a Coordenação de Voos;
24. Cumprir todas as diretrizes, procedimentos e padrões operacionais da aviação corporativa;
25. Garantir, nos procedimentos de pré-voo da aeronave, que todas as bagagens, acompanhadas ou não, sejam identificadas, inspecionadas e protegidas;
26. Garantir que em caso de identificação de qualquer bagagem ou material sem a respectiva identificação sejam desembarcadas ou descartadas da aeronave antes do fechamento das portas para o voo, sob risco de responsabilidade solidária em caso de ações administrativas dos órgãos competentes.
O que esperamos de você:
• Possuir Licença de Piloto de Linha Aérea (PLA) na respectiva categoria das aeronaves operadas;
• Possuir habilitação para voo por instrumentos (IFR);
• Possuir certificado médico aeronáutico válido;
• Operar pelo menos um tipo de aeronave que esteja sob sua responsabilidade;
• Estar qualificado como Piloto em Comando pelo programa de treinamento da empresa e Manual Geral de Operações;
• Proficiência linguística: no mínimo ICAO nível 4;
• Possui no mínimo 3000 horas de voo (totais): 1500 horas em Comando e 200 horas no modelo;
• Experiência na aviação executiva;
• Experiência em operações aeromédicas;
• Cursos complementares de segurança de voo e análise de risco operacional são considerados um diferencial;
• Conhecimento no Pacote Office;
• Desejável experiência com o Proline Fusion;
• Desejável experiencia em avião multimotor;
• Necessário residir em Parauapebas - Pará, após a contratação.
Como é trabalhar na Vale?
Para transformar o futuro temos de cuidar do presente. Apostamos em um ambiente cada vez mais aberto, em que as pessoas possam ser mais autônomas e buscar o seu desenvolvimento pessoal. Criamos para os nossos colaboradores um portfólio de treinamentos e capacitações técnicas, de gestão e de liderança ou transversais. Acreditamos em quem faz a nossa empresa.
Solicitamos aos trabalhadores que se vacinem contra a COVID-19 e que apresentem o cartão de vacinação com os dados do imunizante, ou carteira de vacinação digital gerada pelo Conecte SUS.
Um pouco do que a Vale oferece para você:
• PLR - Programa de Participação nos Lucros e Resultados
• Assistência Médica e Hospitalar, odontológica, farmacológica e vacinas
• PASA - Planos de saúde para familiares de empregados ou para o próprio empregado, em caso de aposentadoria ou desligamento
• Previdência Privada da VALIA
• Vale-Alimentação e Vale-Refeição ou Refeições no trabalho concedidas em restaurantes industriais
• Reembolso Creche ou Auxílio Babá para empregadas
• Transporte fretado ou Vale transporte.
• Gympass
Juntos, a gente transforma o futuro.
A Vale tem uma história de transformação. Na mineração, atuamos para transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Na segurança, buscamos aprender com o passado para evoluir diariamente e se tornar referência de confiabilidade. Nossas pessoas fazem parte de toda esta jornada de transformação e evolução. Afinal, o nosso compromisso é com a vida. A Vale existe para melhorar a vida e transformar o futuro. Juntos. Acreditamos que a mineração é essencial para o desenvolvimento do mundo e precisamos deixar um legado para o meio ambiente, para as comunidades em que estamos e para todas as vidas que tocamos. Nos orgulhamos de empregar mais de 120 mil pessoas, em 30 países. Somente com esta força, nos tornamos a maior mineradora do mundo em minério de ferro, pelotas e níquel. Também atuamos nas áreas de logística, energia e siderurgia.
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