Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios. Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade. Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização. Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental Gerenciar e desenvolver o relacionamento com associados e possíveis associados e parceiros Identificar oportunidades de vendas, elaborando estratégias comerciais para maximizar o potencial de cada cliente/ associado. Gerenciar a equipe comercial, definindo metas e monitorando os resultados. Monitorar a satisfação dos clientes e propor melhorias contínuas nos serviços oferecidos. Desenvolver e implementar estratégias comerciais para expansão de mercado Acompanhar e gerenciar o ciclo completo de vendas, internas e externas, desde a prospecção até o fechamento, garantindo a satisfação do cliente. Desenvolver relatórios de desempenho e projeções de vendas para a diretoria. Realizar negociações estratégicas com clientes e parceiros. Garantir o cumprimento das metas de vendas estabelecidas e contribuir para o crescimento estratégico da empresa.