Descrição O Analista de Crédito e Cobrança é responsável por avaliar e monitorar a concessão de crédito a clientes, garantindo a mitigação de riscos financeiros e a recuperação de valores em atraso.
Suas principais atividades incluem análise de crédito, consulta a bureaus de crédito, definição de limites e condições de pagamento, negociação de débitos, controle da inadimplência e elaboração de relatórios gerenciais.
Além disso, o profissional atua na melhoria dos processos de cobrança, propondo estratégias para otimizar a recuperação de crédito.
Requisitos - Ensino Superior completo ou em andamento - Administração, Contabilidade, Economia ou áreas relacionadas; - Experiência nas atividades da vaga; - Conhecimento em matemática financeira e análise de balanços;- Boa comunicação e negociação;- Excel intermediário; - Ter trabalhado com empresas do agronegócio (diferencial); Principais Atividades - Avaliação do perfil de clientes (pessoas físicas ou jurídicas) para concessão de crédito- Executar a coleta de dados econômico-financeiros de clientes para estabelecer limites de crédito, de acordo com as políticas vigentes; - Elaboração de planilhas, construção de dashboards, relatórios de análise de dados e apresentações; - Consulta a bancos de dados financeiros (Serasa)- Análise de documentação financeira, como balanços patrimoniais, demonstrações de resultado e imposto de renda.- Acompanhamento e manutenção dos controles internos de crédito; - Definição de limites de crédito e condições de pagamento;- Provisão de informações que auxiliam na tomada de decisões gerenciais - análises financeiras, balanço patrimonial, faturamento, fluxo de caixa e limitações de crédito;- Acompanhamento de acordos de pagamento e renegociação de dívidas;- Encaminhamento de casos críticos para assessorias de cobrança ou jurídico.- Contato com clientes para negociação de débitos em atraso;- Habilidade na elaboração de relatórios para monitorar os riscos de crédito; - Confirmação de pedidos retidos pelo mecanismo de crédito.