RESUMO DA DESCRIÇÃO DO CARGO: Responsável por desenvolver e executar estratégias de marketing para produtos do portfolio OTC/OTX com expertise em gestão de marcas, lançamentos, e gerenciamento de ciclo de vida de produtos OTX/OTC. Sólido conhecimento e compreensão das particularidades dos drivers de crescimento do negócio OTC referente geração de receita, gerenciamento de canal, gestão do portfólio. Apoiar na avaliação do portfólio (OTC/OTX), contribuindo com análises de fit estratégico e premissas mercadológicas, observando a avaliação em curto, médio e longo prazo dos produtos e marcas.
Desenvolver "Business Case" para novos projetos, incluindo análise de mercado, viabilidade financeira e técnica, preparando apresentações para lideranças locais e corporativas.
Desenvolvimento da estratégia de marketing incluindo canais de distribuição, política de preços, investimentos e política comercial de Go-To-Market, promoção ao paciente e shopper no PDV e investimentos no ponto de venda com trade marketing.
Sólido conhecimento em estratégia de comunicação através de mídia convencional e canais digitais. Demonstrar criatividade e inovação para desenvolver e implementar ações táticas de pontos de venda.
Acompanhamento e gestão do P&L das marcas sob sua responsabilidade, incluindo ações para rentabilizar a operação levando em conta posicionamento e elasticidade de preços e investimentos em equipe de ponto-de-venda para execução da estratégia.
Habilidades organizacionais e gestão para liderar pessoas de forma direta/indireta, comunicação assertiva para influenciar públicos diversos e impulsionar o sucesso e crescimento do negócio.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES: Planejar, desenvolver e garantir a implementação das estratégias de marketing dos Produtos OTX/OTC. Atingir resultados de vendas, demanda e participação de mercado estabelecidos.Elaborar a previsão de vendas, demanda e investimentos por produto, planejando as ações, alocação de recursos e implementação das ações promocionais correspondentes, fornecendo subsídios adequados ao alcance das metas da empresa.Demonstrar sólido conhecimento do mercado, concorrência, canais de distribuição, visando garantir informações relevantes para a gestão de marcas, demonstrando capacidade de inovação e execução para os desafios e dinâmica deste mercado.Monitorar e analisar o desempenho dos produtos em seus respectivos mercados, utilizando os dados disponíveis e avaliando os resultados das ações executadas. Fornecer suporte à tomada de decisão/recomendar curso de ação sobre manter ou ajustar as ativações executadas.Garantir suporte à força de vendas na adequada disponibilização e utilização dos materiais promocionais e amostras grátis, por meio do direcionamento de uso e acompanhamento do trabalho do representante, avaliando a receptividade de médicos e pontos de venda aos materiais promocionais disponibilizados.Liderar equipe de trabalho, promover o desenvolvimento de pessoas e potencializar os talentos da área, buscando um melhor desempenho, incentivar o trabalho em equipe e a excelência com médicos e clientes nos pontos de venda.Apoiar o esforço de construção de portfólio OTC, analisar oportunidades para a introdução de novas apresentações ou formas farmacêuticas dos produtos sob sua gestão e/ou novos produtos, assim como acompanhar as novas tendências de mercado voltadas para consumidores e profissionais de saúde. Experiência: +10 anos de experiência Indústria Farmacêutica ou Empresa de Consumo Massivo;Sólida experiência em gestão de marcas OTC/OTX;Elaboração de planos de marketing com aplicação de marketing mix HCP, DTC, PDVExperiência na elaboração de business cases e gestão de ciclo de vida de produto, portfolio e pipeline.Conhecimento de prospecção de parceiros comerciais e fornecedores de matérias primas.Vivência em lançamentos em todas as etapas – da ideação/planejamento à execução Formação Acadêmica: Curso Superior em Marketing, Administração, Farmácia, Economia ou áreas correlatas
Desejável pós-graduação/MBA em Marketing ou gestão de negócios, quando não graduado(a) nesta área
Idioma: Inglês avançado/fluente.
Espanhol avançado/fluente