Operar diversas máquinas ferramentas utilizadas na empresa, confeccionando todos os tipos de peças e ajustes em máquinas hidráulicas, excêntricas, pneumáticas e afins, como prensas mecânicas, guilhotinas, dobradeiras, máquinas tico-tico, serra de metais e circulares, ponteadeiras, balancins, serras-fitas, marteletes e outras máquinas ferramentas afins, especializando-se na operação de determinada máquina operatriz de sua área.
- Cumprir procedimentos e padrões operacionais descritos em sua área de trabalho, atuando conforme as anotações existentes, comunicando seu superior sobre quaisquer anormalidades detectadas, praticando técnicas de 5S e outros conceitos gerais de qualidade.
- Examinar inicialmente os detalhes do trabalho a ser realizado, observando os tipos e dimensões requeridos, consultando superiores nas eventuais dúvidas, verificando eventualmente desenhos técnicos de fabricação, atentando para outras instruções pertinentes, solicitando a correta preparação de sua máquina aos operários encarregados desta atividade.
- Preparar o material para a confecção das peças em série, posicionando-o corretamente na sua máquina-ferramenta, fabricando as diversas peças necessárias de acordo com as necessidades e programações existentes (peças e componentes do produto ou peças utilizadas no processo produtivo), confirmando inclusive os contornos desejados e as especificações obtidas.
- Acionar os dispositivos e comandos de sua máquina, atentando para detalhes técnicos e de segurança (NR 12), curvando, dobrando e fabricando as peças, componentes e conjuntos.
Valendo-se de experiência e ou treinamento recebidos, a fim de cumprir a programação de produção estabelecida.
- Efetuar também atividades de correção e ajustes nas peças produzidas; realizar pequenos ajustes e regulagens padronizadas em sua máquina (para a realização de alguns trabalhos mais rotineiros); pode também limpar e lubrificar sua máquina-ferramenta; conhecer todos os trabalhos de operação da máquina de sua especialização, podendo, sempre que necessário, operar outras máquinas excêntricas afins.
- Manter a máquina sob o seu comando sempre em perfeitas condições de funcionamento, solicitando serviços de manutenção especializada sempre que necessário.
- Utilizar ferramentas e recursos apropriados, como trenas, esquadros, transferidores, chaves diversas, EPI's, diversos tipos de matérias primas e as citadas máquinas excêntricas, zelando pela conservação dos mesmos bem como de seu local de trabalho.
Deve ser capaz de inspecionar o seu trabalho, identificar os defeitos e corrigi-los.
Pode ainda, de acordo com necessidades surgidas e determinadas pelo Supervisor, executar outras atividades