Descrição:
Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do Governo alemão atuante no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ tem mais de 60 anos de experiência no Brasil em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia, meio ambiente, manutenção da paz e segurança. A GIZ apoia o governo alemão em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério do Meio Ambiente (BMU) - e outras entidades dos setores público e privado em cerca de 130 países no alcance dos seus objetivos. A GIZ atua em base nos princípios de cooperação e liderança: 1) Criar juntos significado; 2) Cooperar na diversidade; 3) Praticar liderança adaptativa e 4) Experimentar e inovar. A GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.
Sobre o Projeto
O projeto Economia social e ecologicamente justa em áreas florestais e de assentamentos na Amazônia (Bioeconomy4Forests B4F) dá continuidade a bem-sucedida cooperação bilateral entre Alemanha e o Brasil para promover uma bioeconomia florestal na Amazônia. O projeto visa apoiar povos e comunidades tradicionais (PCT) em áreas protegidas, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas para promover uma bioeconomia inclusiva, justa e sustentável, que melhora os meios de subsistência das famílias e comunidades e desenvolve uma perspectiva de permanência que lhes permita continuar contribuindo para a proteção das florestas naturais remanescentes da Amazônia.
O projeto está sendo implementado junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em nível federal, bem como com os estados do Acre, Amazonas e Pará.
O projeto melhora o conjunto de ferramentas para a promoção da bioeconomia, cria capacidades urgentemente necessárias para sua aplicação e demonstra sua eficácia na prática. Políticas públicas e instrumentos de apoio relevantes incluem segurança alimentar, compras públicas, benefícios sociais, desenvolvimento de infraestrutura e programas de crédito. Diálogos multi-atores com representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil ajudarão a identificar necessidades e opções de ação, que serão então implementadas em leis, regulamentos e propostas de procedimentos. Para isso, a comunicação interministerial e intraministerial será apoiada. Para construir capacidades para a promoção da bioeconomia com equidade de gênero, serão oferecidos treinamentos para autoridades, instituições de ensino, cooperativas, setor privado, bancos e organizações não governamentais, especialmente nas administrações responsáveis por áreas protegidas, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas. A evolução, disseminação e institucionalização do ciclo de treinamento CapGestão desempenham um papel central, baseando-se em uma pedagogia da alternância de módulos temáticos e sua implementação prática. Em três territórios, Alto Acre, Médio Solimões e Marajó, autoridades locais, instituições de ensino, comunidades produtivas, empresas e outros atores relevantes serão identificados, mobilizados e conectados para utilizar os instrumentos de promoção da bioeconomia (por exemplo, programas de compras públicas, serviços de extensão rural, concessão de crédito, cooperação com empresas). Jovens e mulheres serão especialmente promovidas.
Áreas de Responsabilidade
O/a estagiário/a apoiará a equipe do Projeto B4F e a Assessoria de Diretoria do Projeto em diversas atividades administrativas.
Principais Tarefas
1. Apoiar na execução das demandas dos setores, prestando suporte para as seguintes atividades:
2. Apoiar nas atividades administrativas que demandam o escritório do Projeto, bem como apoiar na interlocução de demandas do projeto ao Núcleo Administrativo do Programa Biosfera, tais como: relacionar itens de escritório para aquisições, solicitar reservas de salas de reunião, apoiar na gestão de arquivos físicos e eletrônicos dos documentos;
3. Apoiar no recebimento e envio de documentos e/ou materiais;
4. Apoiar na preparação de materiais para os eventos do Projeto;
5. Apoiar na organização de reservas de viagens dos colaboradores e diretores;
6. Apoiar o controle e processos de cálculos de prestações de contas;
7. Tirar cópias e escanear documentos;
8. Apoiar na digitação de cartas, relatórios, memorandos e outros documentos;
9. Apoiar a preparação de apresentações e planilhas;
10. Apoiar a organização de reuniões, apresentações, almoços, jantares e outros eventos;
11. Apoiar a elaboração de atas e moderação de reuniões online e presenciais;
12. Realizar o suporte à equipe através de outras tarefas necessárias ao bom desempenho das atividades do Projeto.
OBS: INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 31/01/25
Requisitos desejados: Qualificações e Conhecimentos Adicionais Exigidos
Formação: Nível Superior a partir do 4º semestre.
Curso: Graduação em Administração, Secretariado Executivo, Arquivologia, Contabilidade ou áreas afins;
Conhecimentos & Perfil
1. Excelente redação em português;
2. Habilidade para se comunicar de forma clara e eficaz, tanto verbalmente como por escrito.
3. Organização, proatividade e empenho em aprender;
4. Domínio do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Outlook, MS Teams, etc);
5. Capacidade de trabalhar em equipe;
6. Interesse em trabalhar em local multicultural;
O Que Oferecemos
1. Local de trabalho: Brasília DF;
2. Carga horária semanal: 30 horas - 6 horas/dia, horário flexível (a combinar);
3. Benefícios: Bolsa de R$ 1.200,00, auxílio alimentação (VA/VR) no valor de R$ 622,20 mensais, auxílio transporte (VT) e férias remuneradas proporcionais;
4. Seguro de vida para o/a colaborador/a com cobertura pelo agente de integração;
5. Oferecemos um ambiente de trabalho dinâmico e multicultural em que sempre há oportunidades de novas aprendizagens.
#J-18808-Ljbffr