Responsabilidades:
1. Prestar assistência de enfermagem na sua integralidade, com qualidade e segurança, humanização e individualizada ao paciente, sob supervisão dos enfermeiros júnior e Pleno, seguindo as prescrições médicas e do enfermeiro, para garantir a excelência assistencial de enfermagem.
2. Responsáveis pelos cuidados gerais dos pacientes como: banhos, curativos, sinais vitais (calcular o MEWS e registrar o relatório de enfermagem), mudança de decúbito, admissão e alta, entre outras funções já pré-definidas.
3. Comunicar o enfermeiro para abertura do Protocolo de Alerta Precoce se pontuação elegível para abertura.
4. Preparar clientes para consultas e exames, orientando-os sobre as condições de realização dos mesmos, visando a satisfação do paciente e a continuidade da terapêutica instituída.
5. Auxiliar o paciente na coleta de material para exames de laboratório, segundo orientações específicas pré-estabelecidas, visando contribuir para a realização efetiva dos exames solicitados.
6. Auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência aos pacientes, garantindo o atendimento imediato e adequado.
7. Verificar os sinais vitais e as condições gerais do paciente, relatando no prontuário tais dados na admissão, permanência e alta do paciente, garantindo o registro efetivo da assistência prestada.
8. Executar e checar as prescrições médicas e de enfermagem e elaborar relatórios de enfermagem, de forma coerente e objetiva, relacionando às reais necessidades dos cuidados de enfermagem prestados aos pacientes para garantir a qualidade dos processos assistenciais.
9. Realizar solicitações avulsas para curativos e outros procedimentos médicos.
10. Realizar controles e registros das atividades do setor e outros que se fizerem necessários para a realização de relatórios e controle estatístico.
11. Auxiliar o enfermeiro na coleta de dados para os protocolos assistenciais, identificando e apresentando os dados para garantir o seguimento do protocolo e a continuidade terapêutica das ações de saúde ao paciente.
12. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, executando a aplicabilidade das normas técnicas de biossegurança nas atividades assistenciais, direta e indiretamente relacionadas ao paciente, para garantir a continuidade das medidas de prevenção e controle dos riscos biológicos e ocupacionais.
13. Zelar pela manutenção da boa comunicação entre o paciente/responsável e a equipe multiprofissional de maneira cordial, visando garantir ambientes saudáveis de relacionamento.
14. Auxiliar diariamente na organização e limpeza dos postos de enfermagem, identificando as necessidades e verificando a organização do 5S, visando facilitar o controle e o desenvolvimento dos processos nas unidades.
15. Realizar a passagem de plantão em detalhes para assegurar a continuidade da assistência.
16. Realizar a movimentação e auxiliar no transporte de pacientes de maneira segura, utilizando a técnica adequada para garantir a assistência adequada à necessidade do paciente.
17. Controlar materiais e equipamentos sob sua responsabilidade, mantendo os mesmos e a unidade de trabalho organizados, zelando pela sua conservação e comunicando ao superior eventuais problemas.
#J-18808-Ljbffr