No Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somos movidos pela paixão pela ciência.
Nosso ambiente é um vibrante centro de pesquisa e desenvolvimento, onde profissionais de diversas especialidades se conectam para enfrentar desafios complexos e criar soluções para problemas relevantes, especialmente nas áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Somos uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na vanguarda da pesquisa científica no Brasil.
Somos responsáveis pelo Sirius, a maior infraestrutura científica já construída no País, e atualmente, desenvolvemos o projeto Orion, um complexo laboratorial dedicado a pesquisas avançadas em patógenos, que estará disponível para a comunidade científica nacional e internacional. Oferecemos uma ampla gama de oportunidades de carreira para profissionais de diferentes perfis.
No CNPEM, conduzimos pesquisas de ponta que abrangem nanotecnologia, biociências, biotecnologia, biorrenováveis, instrumentação científica e física de aceleradores, conduzidas, respectivamente, pelos Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia (LNNano), Biociências (LNBio), Biorrenováveis (LNBR) e Luz Síncrotron (LNLS).
Essas iniciativas são fortalecidas por projetos tecnológicos desafiadores e pela busca de soluções na fronteira das engenharias, liderados pela Diretoria Adjunta de Tecnologia (DAT). Todo esse ecossistema é sustentado por uma rede integrada de áreas estratégicas que inclui tecnologia da informação, comunicação, gestão de projetos, assessoria jurídica & compliance, recursos humanos, finanças, compras, sustentabilidade e inovação, alocadas entre Diretoria Geral (DG) e Diretoria de Serviços Compartilhados (DSC).
A Diretoria Adjunta de Infraestrutura (DAI) assegura a manutenção das instalações, o suporte à engenharia e o desenvolvimento arquitetônico, criando condições ideais para o avanço de todas as atividades. A Ilum Escola de Ciência complementa essas frentes com um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, oferecendo uma formação inovadora que prepara novas gerações de cientistas para os desafios do futuro. Acreditamos que o sucesso é alcançado por meio de dedicação, colaboração e propósito claro.
Valorizamos o desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais e estudantes, oferecendo um ambiente inspirador e favorável para o crescimento profissional e pessoal. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e buscamos soluções que promovam um futuro mais verde.
Prezamos pelo cuidado e bem-estar de nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que valorizamos a diversidade e promovemos um ambiente inclusivo, onde todas as pessoas são bem-vindas e respeitadas. Se você é apaixonado por ciência e busca um lugar onde você possa fazer a diferença, junte-se a nós no CNPEM./nTécnico completo na área de Instrumentação, Mecatrônica, Elétrica ou correlatas ou Técnico completo na área de Mecânica, Refrigeração ou correlatas;Experiencia na área de operação e manutenção de sistemas críticos, como datacenters, plantas químicas e petroquímicas etc.
;Inglês para leitura de artigos técnicos;Conhecimento em AutoCad;Conhecimento em instrumentação, automação e sistemas elétricos e eletrônicos;Conhecimento em mecânica, vasos de pressão, instalação de gases, compressores e bombas;Disponibilidade de horário para escala 12x36.Diferencial: Ter trabalhado com sistemas criogênicos./nO técnico atuará junto à equipe de sistemas criogênicos nas tarefas de operação, manutenção e supervisão dos sistemas criogênicos em especial da planta de liquefação de Helio instalada no acelerador Sirius;Inclui monitoramento de variáveis críticos através de gráficos e interfaces homem máquina – IHM, garantindo que o sistema funcione de forma contínua e com alta disponibilidade;Eventuais ajustes e testes funcionais dos equipamentos, verificando o desempenho do sistema, para certificar-se do pleno funcionamento e qualidade;Realizar intervenções nos sistemas de instrumentação, automação e sistemas mecânicos em caso emergencial para manutenção da planta em operação;Manter documentado todas as ações realizadas e o estado da operação conforme orientação da liderança, incluindo manutenções e manobras;Intervenções em sistemas de compressores, bombas, sensores etc.