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TERMO DE REFERÊNCIA
Consultoria em comunicação e engajamento
1.
Objeto
Contratação de prestador de serviço (Pessoa Jurídica) especializado em comunicação e engajamento
para desenvolvimento das Estratégias de Comunicação e Engajamento dos Laboratórios Urbanos Edgar
Gayoso (Teresina) e Centro do Recife.
2.
Contexto
O projeto Alianças para a Transformação Urbana foi idealizado e está sendo implementado por um
consórcio internacional de organizações, incluindo o World Resources Institute (WRI), WRI Brasil e WRI
México, a Universidade das Nações Unidas (UNU-EHS), o Instituto Internacional para o Meio Ambiente
e Desenvolvimento (IIED) e o Instituto Alemão para o Desenvolvimento (DIE).
Com o objetivo de
promover transformações urbanas inclusivas e de baixo carbono por meio de novos modelos de
governança e coalizões, o projeto prevê a realização de cinco laboratórios urbanos, em cinco cidades
da América Latina - Buenos Aires, Recife, Teresina, Léon, Naucalpan.
O WRI Brasil está responsável pela
coordenação da implementação dos dois laboratórios do Brasil.
Cada laboratório urbano será liderado por uma coalizão de atores, formada por representantes de
diversos setores da sociedade, incluindo governo local, sociedade civil organizada, moradores do
perímetro do laboratório, academia e setor privado.
No âmbito do laboratório será desenvolvido um
projeto catalisador para iniciar um processo de transformação local sustentável.
Também serão
implementadas algumas intervenções estratégicas para engajar os membros da coalizão e testar
soluções a serem incorporadas no projeto catalisador.
3.
Objetivos
Os objetivos da Estratégia de Comunicação e Engajamento são:
- Promover uma comunicação inclusiva e assertiva do projeto e suas atividades, considerando os
diferentes atores e públicos envolvidos;
- Promover a efetiva participação da população local e das partes interessadas nas atividades do projeto;
- Contribuir para a manutenção do engajamento das coalizões de atores responsáveis pela
implementação dos Laboratórios Urbanos;
- Contribuir para o desenvolvimento dos Laboratórios Urbanos em consonância com os objetivos de
comunicação do consórcio internacional e do projeto Alianças para a Transformação Urbana.
4.
Detalhamento das atividades
A organização a ser CONTRATADA deverá prestar os seguintes serviços:
1.
Realizar reuniões periódicas com equipe do WRI Brasil e com representantes das Coalizões de Atores
dos Laboratórios, conforme indicado pelo WRI Brasil, para definição da metodologia de elaboração
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da Estratégia de Comunicação e Engajamento de cada laboratório ao longo de seu desenvolvimento
e primeiros meses de implementação;
2.
Fazer imersão e análise da documentação e conteúdos principais do projeto Alianças para
Transformação Urbana, incluindo as diretrizes e produtos de comunicação elaborados pelo
consórcio, a fim de garantir estratégias locais alinhadas com as propostas pelo consórcio
internacional;
direcionadas para as temáticas de cidades, planejamento urbano e participação social bem
- sucedidas e seus resultados.
Deverão ser mapeados também sites e plataformas digitais que
estimulam a participação social nas tomadas de decisões;
4.
Realizar pesquisa com grupos focais, incluindo uma reunião presencial por Laboratório, objetivando
entender a percepção dos atores com relação ao projeto e testar linguagens e abordagens que
garantam a decodificação da mensagem do projeto e o engajamento com a comunicação proposta;
5.
Elaborar Estratégia de Comunicação e Engajamento contendo conceito, identidade visual, narrativa,
sugestão de persona, identificação de canais que sejam relevantes para o projeto, metodologias de
participação, mapeamento e indicação de parceiros especializados, mapeamento de veículos de
imprensa, propostas de atividades com recomendações de implementação (sugestões de
ferramentas e metodologias);
6.
Acompanhar a Coalizão na implementação da Estratégia de Comunicação e Engajamento durante os
3 primeiros meses, indicando potencialidades, vulnerabilidades e pontuando ações que visem sanar
pontos críticos identificados durante este período.
5.
Produtos
- Estratégia de Comunicação e Engajamento para Laboratório Urbano da Edgar Gayoso
- Estratégia da Comunicação e Engajamento para Laboratório Urbano Centro de Recife
6.
Prazos
Junho a agosto: Elaboração das Estratégias de Comunicação e Engajamento (atividades 1 a 5).
Setembro a novembro: Acompanhamento da execução das Estratégias de Comunicação e Engajamento
(atividade 6).
7.
Envio de propostas
custos com impostos, taxas e demais despesas relacionadas ao escopo do serviço.
- Deve ser apresentado também resumo da experiência com o