A Opella, a unidade de negócio de Consumer Healthcare da Sanofi, é a mais pura e a terceira maior empresa a nível mundial no mercado de venda livre (OTC) e de vitaminas, minerais e suplementos (VMS).Temos uma crença inabalável no poder do autocuidado e no papel que este pode desempenhar na criação de uma sociedade e de um planeta mais saudáveis.É por isso que queremos tornar o autocuidado tão simples como deve ser, sendo sempre orientados para o consumidor, com a ciência no nosso centro.Através do nosso portfólio único e equilibrado de mais de 100 amadas marcas incluindo 15 marcas desafiantes de elevado crescimento a nível global e local, como Allegra, Dulcolax e Buscopan, cumprimos a nossa missão: ajudar mais de meio bilião de consumidores em todo o mundo a ter a sua saúde nas mãos.Esta missão é concretizada por uma equipa de 11.000 pessoas, 13 fábricas de primeira classe e 4 centros especializados de desenvolvimento de ciência e inovação.Orgulhamo-nos também de ser a primeira grande empresa de cuidados de saúde de consumo rápido a obter a certificação B Corp.Junte-se a nós na nossa missão. Saúde. Nas suas mãos.Sobre a PosiçãoEspecialista em todas as fontes de dados, facilitador das estratégias de ativação do Growth Hub e da excelência do time comercial na execução.Performance & InfluênciaApoiar a definição de metas para o país (potencial de crescimento com base em insights de mercado e mapeamento de oportunidades) com o GM.Liderar análise de negócios, relatórios de vendas e participação de mercado, acompanhamento de performance e avaliação de ROI (investimento OPEX).Fornecer uma visão clara sobre o desempenho do nosso portfólio (em comparação com a concorrência / previsões) e identificar alertas e oportunidades de parceria com time de marketing, e contribuir para o processo IBP.Análise competitiva e acompanhamento do contexto macroeconômico.Fornecer suporte analítico para a tomada de decisões e alocação de recursos.Ferramentas e Competências: eficiência e eficáciaDominar ferramentas de excelência comercial para apoiar o redesenho da rota do mercado (bem como promover a eficácia e eficiência com a equipe comercial – particularmente com Trade invent e revenue management).Gerenciar capacidades MCE, ferramentas, sistemas e plataformas para garantir a execução dos planos de categoria.Eficácia de mídia: ROI, MMM junto com CMI, negociações.Dados e AnáliseProver ferramentas que garantam base de dados adequadas e acuradas para análises de negócio e performance.Rastreamento de metas de vendas e cálculo de pagamento – POS e força de vendas médicas.Gerenciar sistemas de banco de dados e fornecedores de dados – bem como necessidades/ análises de dados ad hoc.Manter e desenvolver sistemas de Automação da Força de Vendas.Principais Responsabilidades:1. Gestão de PerformanceAcompanhar o desempenho de mercado e execução; monitorar o desempenho nas principais prioridades operacionais.Apresentar insights analíticos ao GM do país, clientes e Head do Growth Hub.Excelência da força de vendas.Otimização do mix de marketing.ROI – Investimento em OPEX – Focado em A&P e POS e força de vendas médicas.Eficácia MCE.Fornecer uma visão clara, completa e imparcial sobre o desempenho, conectando insights vindos de dados financeiros, mercado e de campo.Desenvolver relatórios de monitoramento de KPI e desempenho para apoiar os objetivos gerais de negócios.Atuar como “olhos” do GM e fornecer recomendações estratégicas significativas para a equipe de liderança.2. Expertise em Dados e AnáliseDesbloquear oportunidades comerciais e melhorar a precisão das previsões – alinhado com o IBP.Acompanhar e prever dinâmicas externas nos negócios e evolução; trabalhar com especialistas analíticos em previsões.Supervisionar o gerenciamento, processamento e relatório de dados.3. Eficiência e Eficácia da Força de Vendas Médicas e POSDesbloquear oportunidades e melhorar a precisão das previsões de resultados;Liderar a execução de campanhas de incentivo para força de vendas, e resultado de performance mensal, trimestral e anual baseada nas metas estabelecidas junto ao negócio e validadas pelo bônus comitê.Planejar e avaliar processos e atividades para garantir que todos os elementos principais da eficácia da força de vendas sejam totalmente planejados, executados e continuamente revisados de acordo com expectativas, diretrizes globais e prazos do ciclo de negócios.Metas de vendas: Gerenciar o processo de definição de metas alinhadas com objetivos e táticas de negócios. Utilizar forte expertise com diferentes metodologias para projetar todos os elementos com revisões regulares para melhorar a precisão, relevância e impacto.Conduzir dimensionamento de SF, segmentação, direcionamento, design de território e implantação e otimização de recursos. Fornecer conselhos e orientações especializadas para garantir a cobertura adequada de clientes de alto valor e gestão do retorno sobre investimento das vendas de campo.Planejamento de atividades: garantir planejamento de interações otimizadas com revisão constante e garantir a produtividade da SF e o cumprimento dos KPIs da SF.4. Automação da Força de VendasResponsável pela manutenção e desenvolvimento de ferramentas de automação da força de vendas (por exemplo, CRM).5. Aumentar as Capacidades MCEResponsável por identificar e desenvolver novas capacidades digitais, sistemas, processos e modelos para compromissos multicanal, em coordenação com líderes MCE/HCP de Categorias.Acompanhar o desempenho das atividades MCE, otimizar o alcance e o impacto por meio de KPIs relevantes.Colaboradores individuais:Desempenhar um papel de liderança na Equipe de Líderes do País.Trabalhar em conjunto com o Líder de Customer para monitorar e analisar o desempenho dos canais para sugerir melhorias na estratégia local de mercado e investimento comercial.Parceria chave com o líder do Growth Hub na identificação de oportunidades de mercado, impulsionadores de desempenho e lacunas, bem como dados para construir planos mais robustos para Consumer, Shopper e HCP, redefinir a postura de investimento e corrigir o rumo.Trabalhar em conjunto com Finanças e líderes de cliente no financiamento das oportunidades de crescimento.Sobre VocêExperiência:Mínimo de 10 anos de experiência em vendas, marketing e business intelligence.Experiência digital – engajamento e principais plataformas.Excelentes habilidades analíticas.Espírito de equipe, persuasão e forte influência, altamente colaborativo com todos os parceiros funcionais.Pensamento analítico forte, planejamento de ações e organização.Educação: Formação em negócios ou área científica, diploma de bacharelado, MBA é um diferencial.Idiomas: Excelentes habilidades de comunicação e apresentação (tanto escritas quanto faladas) em inglês e idioma local.O que faz este cargo único?Trabalhar com as principais categorias do mercado de FMCH nos principais clientes do Brasil!Persiga o Progresso.Descubra o Extraordinário.Na Sanofi, nós provemos oportunidades iguais independentemente da raça, cor, ancestralidade, religião, sexo, nacionalidade, orientação sexual, idade, cidadania, estado civil, deficiência ou identidade de gênero.Assista o nosso ALL IN video e veja as ações de igualdade de diversidade e inclusão na sanofi.com!
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