Planejar, orientar, adaptar e acompanhar as demandas do processo educativo das classes comuns do ensino regular, visando à qualidade da educação inclusiva em sintonia com o Projeto Político Pastoral Pedagógico ( PPPP) da escola.
* Atuar em sintonia com a Supervisão Escolar no desenvolvimento do currículo e na organização do Plano de Ensino docente;
* Atuar em sintonia com a Orientação Educacional no desenvolvimento e avaliação das potencialidades e limitações dos educandos;
* Colaborar na elaboração do PPP da escola, especialmente no Projeto de Educação Inclusiva, no atendimento da legislação em vigor, em vista da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos alunos de educação inclusiva;
* Apoiar os professores das classes comuns do ensino regular na definição e implementação de estratégias de flexibilização e adaptações curriculares, procedimentos didático-pedagógicos, práticas alternativas e processos avaliativos adequados aos alunos da educação inclusiva;
* Elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
* Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade nas classes comuns do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
* Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
* Orientar professores, mediadores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
* Favorecer o uso dos recursos de Tecnologia Assistiva, no processo da aprendizagem, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação;
* Estabelecer articulação com os professores e mediadores das classes comuns do ensino regular, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e de estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares;
* Promover a integração e a articulação com a família como parceira do processo educativo e a interface com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros;
* Documentar as ações desenvolvidas no âmbito da educação inclusiva assegurando a memória, a continuidade e possíveis fiscalizações de Órgãos Competentes dos serviços prestados pela escola;
* Participar das reuniões da Equipe Técnico-pedagógica e do Conselho de Classe;
* Propor estudos relevantes na perspectiva da educação inclusiva e incentivar os educadores em sua formação continuada de acordo com as diretrizes da RSB- Rede salesiana de Escola;
Requisitos:
* Graduação em Psicologia ou Pedagogia;
* Especialização em Educação Especial e Inclusiva e/ou Neuropsicopedagogia;
* Experiência na função.
Conhecimentos em:
* Fases do desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor, social da pessoa humana;
* Dificuldade de aprendizagem;
* Deficiência, síndromes e transtornos;
* Legislação Educacional;
* Teoria e práticas assistivas.
Habilidades em:
* Comunicação;
* Flexibilidade;
* Organização;
Benefícios:
* Vale alimentação;
* Vale transporte ou Combustível gratuito;
* Descontos para os cursos de graduação ou pós-graduação do UniSales - Centro Universitário Salesiano;
* Plano de saúde (Participativo);
* Seguro de vida;
* Convênio Farmácia (com desconto em folha);
* Wellhub - Gympass (com desconto em folha);
Os Salesianos não realizam seus processos seletivos por empresas terceiras. O recrutamento e seleção é realizado diretamente pelas unidades sem a necessidade de investimento financeiro por parte dos candidatos.
Descrição da empresa
A Inspetoria São João Bosco (ISJB) é parte de uma instituição global com presença em diversos países do redor do mundo, os Salesianos. Em todo planeta, os Salesianos são conhecidos por suas obras educacionais, de ação social e evangelização, e, no Brasil, somos divididos em inspetorias, organizadas por divisão geográfica.
A ISJB é mantenedora de unidades nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Tocantins e nosso Centro Inspetorial (a sede administrativa) se localiza em Belo Horizonte/MG. São 14 comunidades canônicas, que gerenciam as obras, que se dividem nos seguintes segmentos de atuação:
SEGMENTO EDUCAÇÃO
A ISJB é responsável por 12 Escolas Salesianas espalhadas pelo Brasil, que atuam desde a educação infantil até o ensino médio e um Centro Universitário, o UniSales, na cidade de Vitória/ES. Uma educação católica de excelência, que se utiliza das mais avançadas técnicas pedagógicas contemporâneas.
SEGMENTO AÇÃO SOCIAL
A ISJB mantém em sua área de atuação geográfica 4 CESAMs, que são referência nacional na aprendizagem juvenil profissionalizante, além de 5 Centros Juvenis, 1 Pré-vestibular social, 20 Oratórios Festivos e 3 Oratórios diários. É o legado de Dom Bosco, e o seu reconhecido método preventivo em ação, para quem mais precisa.
SEGMENTO PASTORAL (EVANGELIZAÇÃO)
Somos Salesianos de Dom Bosco, e na esfera pastoral, a ISJB mantém 12 paróquias e 6 capelas salesianas, além de suas obras de formação religiosa (um aspirantado, um pré-noviciado e um noviciado), uma Casa de Retiro e um Centro de Documentação.
Localizado em Belo Horizonte/MG, é responsável pela administração das obras em escala nacional, e onde estão sediados os escritórios administrativos da inspetoria.
Para conhecer mais sobre as áreas de atuação e ter acesso à lista completa de cidades onde temos obras mantidas pela ISJB, acesse nosso site: https://www.salesianos.br/.
#J-18808-Ljbffr