Esse profissional é responsável por clientes interessados em alugar imóveis, apresentar alternativas disponíveis, realizar visitas presenciais e virtuais, negociar condições contratuais, e garantir a satisfação tanto dos locatários quanto dos proprietários. Auxiliar no processo de fechamento da locação, orientando sobre garantias e formas de pagamento, além de garantir o cumprimento das demandas administrativas relacionadas ao setor de locação.
Principais atividades:
Atendimento ao cliente:
- Receber e atender clientes interessados em locação por meio presencial, telefônico e digital.
- Apresentar imóveis e demonstrar as opções para perfil do cliente, utilizando recursos de fotos, vídeos e visitas presenciais.
- Atender o pretendente para esclarecer dúvidas sobre imóveis e condições de locação.
- Manter canal de comunicação aberto e eficiente com inquilinos e proprietários.
- Realizar visitas de imóveis, agendadas pelos clientes (presenciais ou virtuais), seja presencialmente ou por vídeo, de forma eficiente e cordial.
- Negociar com as duas partes (inquilino e proprietário) para o fechamento da locação.
- Encaminhar e analisar as propostas recebidas dos pretendentes e, posteriormente, anotando recados importantes para serem passados para outras pessoas ou setores.
- Contribuir com as rotinas de vistorias.
- Cadastrar todos os atendimentos no Bitrix.
- Utilizar o Bitrix como meio oficial de comunicação com os clientes para garantir a conformidade das condutas da ADIM.
- Realizar follow-up diário nos cards do Bitrix e movimentá-los quando necessário.
Contratos e Documentação:
- Manter o CRM organizado e atualizado semanalmente.
- Utilizar a função de criação de tarefas sempre que fechar um cliente ou delegar uma atividade com o lead no CRM, para aumentar a produtividade e ser notificado, garantindo que nenhum cliente fique sem o follow-up adequado.
- Orientar os clientes sobre as garantias necessárias (fiador, caução, seguro-fiança).
- Verificar e analisar as condições dos pretendentes à locação (documentos, comprovações, antecedentes, garantias).
- Apresentar as condições de locação, como contrato e formas de pagamento.
- Verificar a capacidade dos pretendentes e inquilinos através da análise de crédito, realizando simulações nas plataformas associadas e bancos filiados pela ADIM.
- Organizar e encaminhar a documentação necessária para a formalização do contrato de locação.
- Solicitar e organizar toda documentação referente à aprovação do pretendente.
Atualizações e Gestão de Imóveis:
- Organizar e atualizar a carteira dos imóveis para utilização no sistema de gestão da imobiliária.
- Sugerir melhorias nas formas de divulgação (anúncios, portais imobiliários, placas de aluguel).
- Realizar follow-up de manutenções acordadas dos mesmos, solicitando manutenções quando necessário.