Job description
A Cimento Apodi é indústria de produção de cimento e concreto que valoriza a Diversidade e Inclusão. Por isso, incentiva que mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e de todas as orientações sexuais se candidatem às nossas vagas.
Main responsibilities
* Realizar cálculos dos créditos fiscais relativos aos impostos indiretos, garantindo que todos os cálculos estejam em conformidade com as legislações fiscais vigentes, identificando oportunidades para aproveitamento e propondo estratégias para maximizar esses créditos;
* Acompanhar de forma contínua as mudanças na legislação tributária, interpretando novas normas e regulamentações fiscais e avaliando seus impactos nas operações da empresa;
* Implementar as mudanças necessárias para garantir a conformidade fiscal, incluindo as alterações trazidas pela Reforma Tributária;
* Apoiar a elaboração e o acompanhamento dos processos de ressarcimento de créditos fiscais, desde a preparação da documentação até a submissão dos pedidos;
* Realizar a compensação de créditos fiscais, garantindo o correto processo de apuração e fechamento dos impostos indiretos, como ICMS, IPI e ISS, e conferindo os registros fiscais (livros de entrada e saída, apuração de ICMS, ICMS ST e apuração de IPI);
* Realizar a conciliação fiscal e o controle de crédito de ICMS no ativo imobilizado, além de parametrizar as operações e regras fiscais no sistema TOTVS DataSul;
* Conduzir o fechamento da apuração dos tributos diretos e indiretos, conferindo os documentos fiscais e cumprindo as obrigações acessórias pertinentes;
* Manter e acompanhar o registro fiscal, analisando a documentação correspondente e realizando os registros contábeis necessários para registrar e/ou cancelar tributos lançados indevidamente;
* Estabelecer contato com órgãos públicos, como Prefeitura, Posto Fiscal e Receita Federal, representando a empresa no encaminhamento de assuntos de interesse perante essas entidades;
* Prestar suporte durante auditorias internas e externas, fornecendo informações e documentos solicitados e esclarecendo dúvidas para facilitar o trabalho dos auditores;
* Acompanhar a situação fiscal da empresa e suas unidades, solicitando certidões negativas municipais, estaduais e federais periodicamente, para garantir a manutenção da regularidade fiscal;
* Atender a fiscalizações e auditorias de órgãos competentes, disponibilizando as informações exigidas e garantindo o cumprimento das obrigações fiscais;
* Acompanhar as mudanças na legislação fiscal por meio de assinatura de revistas especializadas e consultas à internet, garantindo a atualização e a conformidade dos controles e registros fiscais;
* Analisar as mudanças legais e verificar se estão refletidas no sistema de gestão fiscal da empresa, tomando as providências necessárias em alinhamento com a gestão tributária;
* Prestar suporte à empresa nas transações fiscais, demonstrando os impactos das operações fiscais, identificando oportunidades de otimização de custos e avaliando riscos.
Requirements and skills
* Ensino superior completo em Ciências Contábeis;
* Necessário experiência anterior em atividades correlatas;
* Necessário experiência anterior em indústrias de grande porte;
* Conhecimento em apuração e análise de benefícios fiscais em especial (FDI e Sudene);
* Domínio de processos fiscais e tributários;
* Habilidade em monitorar mudanças na legislação tributária;
* Desejável Inglês;
* Desejável certificações na área Fiscal e Tributária.
Additional information
Aqui possuímos Benefícios Diferenciados:
* Plano de saúde Unimed com coparticipação, extensível a dependentes legais;
* Plano odontológico (por adesão), extensível a dependentes legais;
* Vale Alimentação de R$ 513,00 por mês;
* Vale refeição de R$ 37,40 por dia útil trabalhado;
* Seguro de Vida em grupo;
* Plano de Participação nos Resultados (PPR), mediante atingimento de metas anuais;
* Previdência Privada;
* TotalPass;
* Convênio com o Sesi;
* Convênio com farmácias;
* Convênio com Instituições de Ensino;
* Empréstimo Consignado;
* Regime de trabalho híbrido;
* Ajuda de custo para home office;
* Auster Programa de Apoio Pessoal para Orientação Psicológica;
* Ambiente de trabalho inovador e comprometido com os princípios de ESG;
* Oportunidade de desenvolvimento profissional através da atuação em equipe diversa e multidisciplinar, com troca de experiências e conhecimentos e fortalecimento de skills alinhadas à Sustentabilidade.
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