Viabilizar ações que favoreçam a autonomia de familiares e responsáveis frente à manutenção dos cuidado ao cliente assistido, promovendo assim a prática de ações que assegurem a melhora/manutenção da condição de saúde do beneficiário e consequentemente a otimização de recursos assistênciais empreendidos pela Operadora de Saúde no cuidado assistêncial.
**Responsabilidades e atribuições**
- Atender aos clientes e famílias que busquem atendimento telefônico ou presencial no NAIS fornecendo orientações pertinentes à demanda apresentada;
- Realizar atendimento telefônico a clientes, familiares e prestadores, fornecendo informações e orientações pertinentes ao atendimento dos clientes;
- Apoiar a equipe multiprofissional na desospitalização de clientes com critérios para admissão no Serviço de Atenção Domiciliar, cuja desospitalização apresente aspectos impeditivos sociais, familiares ou responsáveis;
- Realizar visitas hospitalares, quando necessário a prestação de suporte à equipe multiprofisisonal, especialmente no que se refere à desospitalização de beneficiários;
- Realizar visitas domiciliares aos clientes do Serviço de Atenção Domiciliar para coletar informações sociais, avaliar situação sócio econômica, orientar cuidadores ou realizar mediações entre equipe multiprofissional e familiares/responsáveis, prezando pela boa condução dos cuidados assistênciais, e pela boa relação entre familiares/responsáveis e prestadores;
- Criar protocolos e formulários específicos que possibilitem a organização do cotidiano do trabalho profissional;
- Registrar os atendimentos sociais no prontuário eletrônico (Tasy) visando auxiliar a equipe na formulação de estratégias de intervenção profissional, resguardadas apenas as informações sigilosas que devem ser registradas apenas no prontuário social;
- Intermediar as situações vivenciadas por familiares/paciente/cuidador junto a prestadores, com vistas a estabelecer o bom andamento do plano assistêncial proposto (relatos de ausências e faltas não justificadas do profissional/ não aceitação de altas ou diminuição do plano de cuidado assistêncial/ outros apontamentos negativos acerca de condutas profissionais);
- Intermediar junto à rede credenciada atendimentos eletivos e de urgências apresentadas pelos prestadores de saúde ou familiares/responsáveis pelos beneficiários assistidos;
- Levantar informações e elaborar relatórios e parecer sociais, com intuito de viabilizar informações necessárias para a equipe multiprofissional e dar suporte às demandas do departamento Jurídico e Ouvidoria referentes a processos de clientes assistidos pelos Serviços e Programas do NAIS;
- Verificar a existência de evoluções médicas no sistema eletrônico (Tasy) dos médicos visitadores do Serviço de Atenção Domiciliar, para providências pertinentes relativas ao pagamento do respectivo profissional pelas áreas responsáveis;
- Inserir informações relativas ao número de visitas e valor pago mensalmente aos médicos visitadores no Relatório Gerencial;
- Aplicar pesquisa de satisfação, buscando identificar e corrigir eventuais falhas, sejam estas dos Serviço e Programas do NAIS ou de empresas prestadoras de serviço vinculadas à esse núcleo;
- Realizar o lançamento dos dados obtidos na aplicação de pesquisas de satisfação em planilha específica, possibilitando identificar o índice de satisfação com o serviço;
- Acompanhar a evolução dos dados de atendimentos prestados pelo Serviço de Urgência/Emergência aos beneficiários admitidos no Serviço de Atenção Domiciliar, prezando que contatos telefônicos com os enfermeiros ocorram previamente ao deslocamento do beneficiário ao Pronto Atendimento;
- Encaminhar mensalmente dados obtidos a partir da análise de indicadores do Serviço de Urgência/Emergência à Gerência de Regulação, para fins de análise de efetividade do serviço;
- Participar de reuniões com prestadores, equipe multiprofissional e externas pertinentes à sua atuação no NAIS, para discussões e alinhamentos de processos pertinentes à área de atuação do Serviço Social, prezando pela boa condução de demandas da Operadora de Saúde e de seus beneficiários;
- Organizar pasta física e eletrônica com informações pertinentes à obtenção de recursos junto ao SUS e outras instituições de apoio, prezando pela atualização das informações viabilizadas, e deixar tais dados disponível para uso de demais colaboradores;
- Participar de ações pertinentes a auditorias e outros eventos, sempre que convocado pela gerência ou pelo PMQ (Programa de Melhoria da Qualidade);
- Prestar apoio à equipe multiprofissional, sempre que necessário e pertinente à área de atuação do Serviço Social;
- Contribuir técnicamente para elaboração de artigos e trabalhos científicos pertinentes à área de atuação;
- Apoiar outros programas e serviços do NAIS, sempre que solicitado pela liderança.
**Requisitos e qualificações**
- Graduação em Serviço Social com registro profissional ativo.
- Desejável: pós-graduação em área específica de saúde.
- Conhe