ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS:Participar, executar, programar, planejar, orientar e assessorar:- inspeções, recomendações e, quando necessário, a manutenção em equipamentos e instrumentos de segurança; - estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança; - treinamentos teórico e prático sobre segurança, visando manter os trabalhadores informados e treinados sobre as normas e procedimentos aplicáveis; - liderança e orientação das equipes no controle de emergências, operação de equipamentos e sistemas de combate à emergência.- Executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de serviços. Realizar as demais tarefas necessárias à execução de suas atividades como:- assessorar na definição de medidas preventivas e corretivas de segurança, bem como atuar e orientar na sua implementação; - assessorar, orientar e participar na análise e investigação de acidentes, incidentes e desvios, visando apurar as causas e colaborar no plano de ações corretivas e Preventivas; - levantar, analisar e disponibilizar os dados relativos aos indicadores de segurança, consolidando e analisando criticamente os dados e propondo recomendações para correção dos desvios dos resultados identificados; - planejar, elaborar e participar dos programas de auditoria de segurança; - orientar e atualizar os sistemas informatizados de gestão da sua área de atuação; planejar e executar as ações de reconhecimento e avaliação dos agentes de riscos ambientais e das ações de antecipação e controle das exposições nos trabalhadores e no ambiente; - orientar, elaborar e revisar normas e procedimentos relativos à segurança, atuando na implantação e manutenção do sistema de gestão; - elaborar e revisar planos de emergência em articulação com os demais envolvidos;