Responder pelo plano orçamentário da Cooperativa, implementando mecanismos de controle e avaliação de custos, objetivando o pleno funcionamento e cumprimento dos regulamentos vigentes;Realizar a gestão das áreas Administrativa e Financeira, tais como Tesouraria, Controladoria, Contabilidade, Crédito, Recup e Compras, com o objetivo de otimizar os processos internos;Responder pela gestão patrimonial, a fim de fornecer plenas condições para o funcionamento da Cooperativa;Participar ativamente da gestão da carteira de crédito e cobrança da singular, desenvolvendo as políticas comerciais, buscando melhorar a interação da Cooperativa com os clientes;Realizar gestão de pessoas, com intuito de desenvolver competências organizacionais, comportamentais e técnicas, a fim de motivá-las, capacitá-las e orientá-las para o alcance das metas da Cooperativa;Criar e implantar mecanismos para monitoramento e elaboração de indicadores de performance geral da Cooperativa;Administrar os processos da Cooperativa, promovendo excelência operacional, com o mais alto índice de qualidade e a um risco financeiro consistente com as exigências institucionais e governamentais.