**1. OBJETIVO**
Realizar manutenção mecânica e elétrica, preventiva, corretiva em circuitos elétrico, motores, bombas, elementos mecânicos. Promover lubrificação, bombas, mancais, motores elétricos e afins, para garantir a operação da unidade fabril com alta desempenho e baixo custo.
Realizar manutenções e instalações prediais elétricos, conforme necessidade ou solicitação.
**TÍTULO**:ELETROMECANICO MANUTENÇÃO I
DEPARTAMENTO/SETOR: MANUTENÇÃO
REPORTER: LIDER ELETROMECÂNICO E CIVIL ELÉTRICA/INSTRUMENTAÇÃO
DEPARTAMENTO/SETOR: MANUTENÇÃO MECANICA
**2. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES**
- Efetuar manutenção preventiva e preditiva por meio de inspeções periódicas de painéis de comando e outros componentes elétricos e mecânicos, identificando as condições e registrando anomalias;
- Efetuar a manutenção corretiva diagnosticando defeitos por meio de esquemas, desenhos, catálogos, e avaliação técnica dos mesmos.
- Realizar atividades elétricas, troca de lâmpadas, tomadas, luminárias;
- Bloquear e desbloquear sistemas elétricos para atividades operacionais, conforme solicitação de Lideres;
- Troca de elos fusíveis e manutenção em dispositivos de proteção em baixa tensão (BT).
- Fazer modificação e montagem em painéis, máquinas e equipamentos;
- Fazer requisição de peças e matérias auxiliares para realização de serviços;
- Auxiliar os Lideres na gestão da manutenção, otimizando os recursos e materiais disponíveis;
- Efetuar lançamento de dados via ordem de serviço, discriminando os serviços realizados e causas de avarias;
- Realizar inspeções diárias em toda área fabril, conforme orientação de Lideres;
- Verificar a ocorrência de impurezas em lubrificantes, retirando amostras para análise;
- Realizar a análise dos lubrificantes efetuando a substituição, se necessário;
- Lubrificar máquina, equipamentos e motores, sinalizando pontos de lubrificação conforme rotas preestabelecidas;
- Selecionando material de limpeza e ferramentas para a melhor lubrificação, retirando excessos de lubrificantes;
- Liberar máquinas e equipamentos lubrificados preenchendo os relatórios e registros de ocorrências;
- Elaborar planos de lubrificação;
- Conservar ferramentas e materiais;
- Trocar ou completar o óleo e ou água de veículos, equipamentos, máquinas;
- Lavar, lubrificar, engraxar e ou pulverizar manualmente ou utilizando equipamentos;
- Montar ou desmontar máquinas e equipamentos observando catálogos, manuais de peças ou manutenção interpretando instruções técnicas dos referidos catálogos e manuais quando necessário;
- Substituir peças, como: tubos, graxeiras, válvulas, filtros necessários;
- Atuar como multiplicador das informações ou normativas recebidas dos fornecedores ou fabricantes de maquinas e equipamentos;
- Operar equipamentos e sistemas de informática e outros, quando autorizado e necessário ao exercício das demais atividades;
- Cumprir as normas estabelecidas pelas diretrizes da empresa, pelo SGI, e atender aos requisitos legais para desempenhar a função;
- Executar os serviços das Ordens de Serviço de acordo com orientação dos Lideres e das áreas solicitantes;
- Realizar outras atividades correlatas à função;
**3. COMPETÊNCIAS TÉCNICAS / COMPORTAMENTAIS GERAIS**
**CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES**
Processo Produtivo/ Reparos em Atenção / Habilidade Manual Disciplina/Iniciativa/ Pró-atividade /
Redes Elétricas/ Interpretação Habilidade Comprometimento/ Espírito de de Desenhos Mecânicos /Manutenção Numérica/Organização/Segurança, Equipe/Dinamismo.
Mecânica e Elétrica. Qualidade.
**4. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS**
**FORMAÇÃO **NIVEL TÉCNICO NA AREA
**EXPERIÊNCIA MÍNIMA **6 MESES
**CONHECIMENTOS TÉCNICOS Noções Conhecimentos Domínio**
Processo Produtivo C
NR-33 D
NR-35 D
NR-10 D
Sistema Elétrico de Potencia (SEP) C
Interpretação de Desenhos Mecânicos C
Reparos em Redes Elétricas C
Ponte Rolante D
**5. RESPONSABILIDADES**
**AMBIENTAL**:Executa suas atividades, levando em conta os possíveis impactos ambientais, cumprindo as regras de proteção definidas pela organização.
**SISTEMA DE GESTÃO**:Participa ativamente, seguindo normas e procedimentos definidos nos princípios do Sistema de Gestão Integrado.
**SEGURANÇA DO TRABALHO**:Cumpre as regras de segurança definidas pela organização buscando, permanentemente, a redução dos índices de acidentes e incidentes em sua área de atuação.
Identifica e informa condições inseguras que eventualmente existam em sua área de atuação, bem como a necessidade de proteção de equipamentos e máquinas que possam causar dano a sua saúde ou a de colegas.
**PROGRAMA 5S’s**: Colabora e participa ativamente do programa 5S’s mantendo seu ambiente de trabalho limpo e organizado.
**6. HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES**
**Itens alterados Data Observações Responsável**
Revisão Geral 04/2021 Inclusão