Auxiliar o desenvolvimento de serviços de monitoramento ambiental e gerenciamento de resíduos, envolvendo documentação, atividades de laboratório de análises de resíduos, e também, dos recursos naturais (água, ar, solo), comprometidos pelas operações dos aterros sanitários, realizando vistorias, análises técnicas, programações de rotinas operacionais, análises de causas/efeitos de condições e riscos ambientais, avaliando os aspectos legais aplicáveis, elaborando relatórios, entre outros serviços técnicos, de modo a contribuir para o cumprimento da legislação ambiental aplicável.
Acompanhar a emissão e tramitação dos documentos que tratam das movimentações de resíduos, tais como manifestos, notas fiscais, conhecimentos de transporte, etc, avaliando os aspectos técnico-legais aplicáveis, para garantir a conformidade com a legislação ambiental.
Apoiar a programação das vistorias aos locais de movimentações de resíduos, como drenagens de chorume, envolvendo levantamentos de atividades operacionais e processos, visando validar o cumprimento da legislação ambiental.
Auxiliar as análises técnicas de causa/efeito de condições e riscos ambientais, à luz da legislação, propondo processos de prevenção/preservação ambiental ou ações de mitigação ou remediação que venham neutralizar os danos ambientais, causados nas operações dos aterros sanitários.
Contribuir para identificar e preparar procedimentos de proteção ao solo, lençol freático, ar atmosférico e água, atentando para os ditames legais, visando contribuir para a normatização de controles ambientais e gerenciamento dos resíduos.
Participar, junto ao superior, da implantação ou implementação de rotinas operacionais e de laboratório, fazendo cumprir os procedimentos preventivos ou corretivos, para remediar danos causados ao meio ambiente.
Acompanhar e apoiar na avaliação dos trabalhos de administração do laboratório, envolvendo estoques, orçamentos, custos e despesas de produtos químicos, processos de análises, registros, encaminhamentos e funcionamento dos equipamentos, fornecendo pareceres e recomendações, de forma a garantir credenciamentos, licenciamentos e o cumprimento da legislação aplicável.
Auxiliar equipes de laboratório, nos procedimentos de análises das amostras de resíduos, fazendo observar os parâmetros contratuais e as exigências legais, relativamente aos processos, organização e administração do laboratório e outros afins.
Ajudar a interagir com as unidades hierárquicas da empresa, buscando históricos de serviços executados e outros dados que conduzam à forma mais racional de programação dos trabalhos.
Apoiar na manutenção dos contatos com órgãos ambientais (INEA, Secretaria de Meio Ambiente, etc), prestando ou obtendo informações de restrições ambientais, protocolos, atendendo às eventuais notificações, acompanhando tramitação de processos e tudo mais que garanta a legitimidade das operações e à obtenção/manutenção dos licenciamentos requeridos.
Monitorar operações, projetos e processos específicos de campo, observando prazos, procedimentos, etc, efetuando registros, orientando gestores sobre criticidades e evidências de não conformidades, de forma a garantir o cumprimento de restrições ambientais ditados nas licenças e legislação.
Auxiliar na elaboração dos relatórios periódicos aos órgãos ambientais, atentando para prazos e formatações determinados, informando sobre rotinas e processos operacionais, para garantir o atendimento dos dispositivos constantes da licença ambiental.
Participar da elaboração de defesas de autos de infração/notificações, prestando informações solicitadas pelo setor Jurídico, providenciando documentos, justificativas, etc., visando contribuir para tomada de decisões gerenciais ou composição de respostas ao órgão ambiental.
Preparar e montar relatórios técnicos (estatísticos, de investigação ambiental, etc) descrevendo históricos, caracterizações dos recursos ambientais, interpretação dos dados, à luz da lei, para apresentação aos clientes ou aos órgãos ambientais.
Apoiar a ministrar treinamentos técnico-operacionais, de novos processos ou tecnologias, ou ainda, institucionais, visando disseminar conceitos ou instruções normativas.
Cumprir políticas, procedimentos e padrões estabelecidos pelo sistema de gestão específico, utilizando equipamentos preventivos, observando normas e procedimentos regulamentares, reportando desvios e propondo correções de atos inseguros, de modo a contribuir para a implementação e manutenção dos preceitos normativos, legais e atos que regem o SGI.
Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade, a critério de seu superior.
Requisitos
Escolaridade mínima
Formação superior completa
Outros requisitos
Escolaridade Mínima: Ensino Superior completo ou em curso, em Gestão Ambiental, Química Industrial, Engenharia Química ou Ambiental, Biologia ou outro compatível.
Formação em Direito (em conclusão ou concluído) agrega valor às funções, a critério do gestor da área.
Competências Técnicas: Desejável conhecimentos da Legislação Ambiental aplicável.
Perfil Comportamental: Iniciativa, senso crítico e analítico, autocontrole e excelentes condições de relacionamento interno.
Planejamento, organização e controle, foco no cliente, comunicação, trabalho em equipe completam o perfil.
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