Gerente de Projetos na Cooperativa Grande Sertão
Contratação de consultoria especializada (Pessoa Jurídica) para estruturação e desenvolvimento comercial da
Cooperativa Grande Sertão, com foco na promoção comercial do pequi e seus derivados,
frutos congelados e outros produtos agroindustriais beneficiados pela cooperativa, auxiliando
na execução das metas do projeto “Pequi do Gerais”: Fortalecimento do Arranjo Produtivo do
Pequi e outros frutos do Cerrado no Norte de Minas Gerais.
Para concorrer a vaga, a empresa deverá comprovar:
1. Experiência direta e consolidada na área comercial e logística de produtos alimentícios,
especialmente perecíveis e congelados;
2. Graduação, pós graduação, especialização ou outros cursos na área comercial será um
diferencial;
3. Capacidade de planejamento e realização das atividades previstas;
4. Alta capacidade de organização e sistematização de dados e informações;
5. Comprometimento com prazos e metas;
6. Experiência no gerenciamento, treinamento e capacitação de equipes;
7. Capacidade de trabalho em equipe, capacidade analítica, capacidade de organização pessoal
para cumprimento dos prazos, e capacidade de comunicação verbal e escrita;
8. Possuir visão sistêmica no projeto, no que diz respeito aos objetivos dos negócios,
estratégias, processos, competências e aprendizagens.
Os produtos a serem entregues no desenvolvimento da consultoria são:
1. Melhorar a performance comercial da empresa, ampliando a distribuição e as vendas dos produtos na mesorregião de Montes Claros/MG e regiões adjacentes compreendendo também os demais municípios da região;
2. Aumentar a visibilidade e presença da marca da cooperativa nos mercados;
3. Melhorar a segmentação e identificação de novos clientes potenciais, funil de vendas, prospecção ativa e análise de dados de clientes;
4. Estabelecer canais de distribuição eficazes;
5. Criar estratégias comerciais para o aumento de vendas e fidelização de clientes;
6. Levantamento das necessidades do consumidor local (Montes Claros e região), tendências de consumo e análise da concorrência (produtos similares, preços praticados, canais de venda).
7. Identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no cenário comercial atual (análise SWOT);
8. Identificação de redes de varejo, supermercados, restaurantes, e outros estabelecimentos que podem ser potenciais compradores ou revendedores dos produtos;
9. Definir como a empresa será percebida no mercado em relação aos seus concorrentes e ao
público-alvo;
10. Definição de metas de vendas mensais e anuais, estratégias de precificação, estratégias
promocionais e descontos, e a introdução de novos produtos, sendo aplicável;
11. Análise e recomendações para melhoria ou expansão da linha de produtos (novos derivados
de pequi ou sabores de polpas de frutas, por exemplo).
12. Sugestões de promoções e campanhas específicas, para auxiliar atuação da equipe de
marketing e promoção, considerando datas comemorativas e tendências locais para
aumentar a visibilidade da marca;
13. Desenvolvimento de estratégias de e-commerce;
14. Criação e/ou aprimoramento de materiais de apoio à venda (catálogos, banners, e outros
materiais visuais);
15. Capacitação de vendedores e representantes comerciais sobre as características dos produtos, técnicas de vendas e abordagem ao cliente, venda ativa para garantir que a equipe
esteja preparada para fornecer informações detalhadas sobre os produtos e oferecer um
excelente atendimento;
16. Mapeamento de oportunidades de divulgação dos produtos em feiras eventos;
17. Criação de enxoval de produtos para divulgação determinando os custos destes produtos e a relação com o benefício da divulgação;
18. Implementação de KPIs (Indicadores-chave de desempenho) para definir métricas de
sucesso para acompanhar o desempenho das vendas, aumento de Market Share e crescimento de clientes, além de avaliar o resultado das vendas por KPI nos locais de vendas.
19. Acompanhamento das ações realizadas pela consultoria a partir das apresentações de relatórios mensais, descrevendo as métricas e propondo ajustes de estratégias, se necessário;
20. Capacitar a empresa no entendimento sobre as viabilidades e custos envolvidos na expansão
para novas cidades ou estados;
21. Considerar estratégias de sustentabilidade relacionadas à produção e comercialização dos
produtos, como a utilização de embalagens recicláveis, redução de desperdícios, e promoção do produto como ecologicamente responsável e com apelo para o consumo de produtos nutracêuticos e que promovem saúde aos consumidores finais;
22. Explorar iniciativas sociais ou ambientais que a empresa pode apoiar ou desenvolver, visando gerar maior conexão com o consumidor local.
23. Definir um cronograma claro com metas de curto, médio e longo prazo e especificar as
metas de aumento de vendas, participação de mercado e outros resultados mensuráveis;
24. Entregar ao final da consultoria um relatório descritivo com todas as ações, análises recomendações para ações de curto, médio e longo prazo.
Empresas interessadas deverão apresentar proposta comercial, com cronograma de execução das atividades.
Maiores informações no link: Link
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